Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1429
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Szatkoski, Elenice-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4308298499020242pt_BR
dc.contributor.referee1Szatkoski, Elenice-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4308298499020242pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Jeanne Moreira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3452575521411050pt_BR
dc.contributor.referee3Guerra, Luiz Antônio-
dc.creatorMenezes, Elano da Silva de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1100874940220950pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-04T21:29:29Z-
dc.date.available2024-03-04-
dc.date.available2024-03-04T21:29:29Z-
dc.date.issued2023-10-31-
dc.identifier.citationMENEZES, Elano da Silva de. Ética nos ambientes virtuais no contexto da educação profissional e tecnológica de nível médio. 2023. 147 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1429-
dc.description.abstractThis study is situated within Research Line 2 of ProfEPT, which focuses on the "Organization and Memories of Pedagogical Spaces in Professional and Technological Education (PTE)." Within this research line, it is affiliated with Macroproject 5, addressing the organization of an all-round syllabus in PTE. The overarching objective of this research was to comprehend the role of ethics in the relationships established by students in High-School Professional and Technological Education (HS-PTE) within virtual learning environments and social networks, engaging in a discourse that connects this phenomenon with an all-round human development, a fundamental pillar of PTE. This study adopts a phenomenological approach with a qualitative orientation. Data were collected through bibliographic and documentary research, as well as the administration of questionnaires to participants, Students and teachers of the third year of the technical course in computing integrated with High-School at the Conceição do Araguaia Campus of the Federal Institute of Pará (IFPA). The collected data, when feasible, were subjected to analysis in accordance with the methodology of content analysis. The findings corroborated the hypothesis that students exhibit distinct behaviors contingent upon the mode of interaction. These results served as the foundation for the development of an ethics guide for virtual environments, an educational product aimed at contributing to the Integral Human Formation. of HS-PTE students.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo está inserido na linha de pesquisa 2 do ProfEPT, que tem por foco a “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”. Dentro dessa linha de pesquisa, está vinculado ao macroprojeto 5 que trata da Organização do currículo integrado na EPT. O objetivo geral foi compreender o lugar da ética, nas relações estabelecidas pelos alunos da Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio (EPTNM) nos ambientes virtuais de aulas remotas e redes sociais fazendo um diálogo desse fenômeno com a formação humana integral que é um dos fundamentos da EPT. Trata-se de uma pesquisa fenomenológica, de cunho qualitativo, cujos dados foram obtidos via pesquisa bibliográfica, documental e por questionários aplicados aos participantes, alunos e docentes do terceiro ano do curso técnico em informática integrado ao ensino médio do Campus Conceição do Araguaia do Instituto Federal do Pará (IFPA). Os dados coletados, quando possível, foram tratados de acordo com a metodologia da análise de conteúdo. Os resultados confirmaram a hipótese de que os alunos atuam de forma diferenciada a depender do meio de interação. Os resultados foram utilizados para embasar a confecção do Guia de Ética para Ambientes Virtuais, produto educacional que tem como objetivo contribuir para a Formação Humana Integral dos alunos da EPTNM.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2024-03-04T21:29:29Z No. of bitstreams: 1 Ética nos ambientes virtuais no contexto da educação profissional e tecnológica de nível médio_Elano da Silva de Menezes_2023.pdf: 16255302 bytes, checksum: d583956b5739033a6f21bfd28db6992d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-04T21:29:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ética nos ambientes virtuais no contexto da educação profissional e tecnológica de nível médio_Elano da Silva de Menezes_2023.pdf: 16255302 bytes, checksum: d583956b5739033a6f21bfd28db6992d (MD5) Previous issue date: 2023-10-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFormação Humana Integralpt_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleÉtica nos ambientes virtuais no contexto da educação profissional e tecnológica de nível médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PROFEPT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ética nos ambientes virtuais no contexto da educação profissional e tecnológica de nível médio_Elano da Silva de Menezes_2023.pdfDissertação_ProfEPT_IFAM Campus Manaus Centro15,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.