Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1426
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo da utilização de realidade aumentada no ensino técnico
Autor(es): Silva, Roney Pereira da
Primeiro Orientador: Costa, Efraim Menezes de Lima
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Efraim Menezes de Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Pinto, Camila da Costa
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira Neto, Benjamin Batista de
Resumo: Ao longo dos anos a Realidade Aumentada (RA) ganhou aplicações em várias áreas, uma dessas áreas foi a área da educação, que utilizou da ferramenta como um meio de desenvolver aulas mais dinâmicas, tornando conteúdo teórico ministrado em sala de aula mais interessante. No geral, os cursos técnicos ainda não possuem em sua grade curricular o uso da realidade aumentada como apoio no ensino das disciplinas da área técnica, de maneira que quando o aluno não tem o acesso à aula pratica por indisponibilidade de equipamentos adequados, acaba sendo restringindo ao conteúdo teórico dos equipamentos. Desta forma este trabalho desenvolve uma pesquisa acadêmica que propicie o incentivo do uso da realidade aumentada como uma ferramenta de apoio tecnológico, mas também prepara os estudantes com certa prática através da realidade aumentada. Como resultado foi desenvolvido um portifólio de peças da disciplina Elementos Orgânicos de Máquinas do Curso Técnico em Eletromecânica do IFAM que foi aplicado através de um minicurso aos estudantes do curso.
Abstract: Over the years, Augmented Reality (AR) has gained applications in several areas, one of these areas was the area of education, which used the tool as a means of developing more dynamic classes, making the theoretical content taught in the classroom more interesting. In general, technical courses still do not have in their curriculum the use of augmented reality as a support in the teaching of disciplines in the technical area, so that when the student does not have access to the practical class due to the unavailability of adequate equipment, it ends up being restricted. to the theoretical content of the equipment. In this way, this work develops an academic research that encourages the use of augmented reality as a technological support tool, but also prepares students with a certain practice through augmented reality. As a result, a portfolio of parts from the Organic Elements of Machines discipline of the Technical Course in Electromechanics at IFAM was developed, which was applied through a mini-course to the students of the course.
Palavras-chave: Engenharia mecânica
Realidade aumentada
Tecnologias educacionais
Ferramentas de aprendizado
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Engenharia Mecânica
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Engenharia Mecânica
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: SILVA, Roney Pereira da. Estudo da utilização de realidade aumentada no ensino técnico. 2023. 65 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1426
Data do documento: 7-Mar-2023
Aparece nas coleções:Monografia_Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estudo da utilização de realidade aumentada no ensino técnico_Silva_2024.pdfMonografia_Engenharia Mecânica_IFAM Campus Manaus Centro3,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.