Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1420
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lira, Wallace-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7834505234728150pt_BR
dc.contributor.referee1Lira, Wallace-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7834505234728150pt_BR
dc.contributor.referee2Salgado, Andre Wilson Archer Pinto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0197746640735395pt_BR
dc.contributor.referee3Batista, Daniel Luiz dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0809053848636996pt_BR
dc.creatorGarcia, André Vitor Protázio-
dc.creatorSousa, Luíse Rafaela Costa de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2099253211542991pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-20T14:41:08Z-
dc.date.available2024-02-20-
dc.date.available2024-02-20T14:41:08Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.citationGARCIA, André Vítor Protázio ; SOUSA, Luíse Rafaela Costa de. Análise do impacto da nova identidade visual de um jornal local na experiência do usuário em uma interface digital mobile: um estudo com o corpo acadêmico de publicidade no IFAM Campus Manaus Centro. 2023. 89 p. Monografia (Tecnologia em Produção Publicitária) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1420-
dc.description.abstractThe printed newspaper has undergone significant transformations since its emergence in the 15th century. With the popularization of the internet, websites emerged, enabling newspapers to migrate to the digital environment; however, some sites do not efficiently communicate the essence of journalistic brands and present usability and accessibility issues. The objective of this undergraduate thesis is to develop the redesign of the "Diário da Capital" brand and implement a new model for its mobile site, analyzing the impact of these changes on the perception of the academic community of the Advertising course at the Federal Institute of Amazonas, Manaus Centro campus. The research adopts a qualitative-quantitative approach, using bibliographic research techniques, collecting publicly available literature on UX design and visual identity, online questionnaires to assess the perception of the academic audience regarding the brand, and a usability test to understand users' opinions on the visual aspects of the new mobile interface. As a result, a new Visual Identity System was obtained, tested, and applied to the primary point of contact for the local newspaper "Diário da Capital": its mobile site.pt_BR
dc.description.resumoO jornal impresso passou por transformações significativas desde o seu surgimento, no século XV. Com a popularização da internet, surgiram os websites, que possibilitaram a migração dos jornais para o ambiente digital; no entanto, há sites que não comunicam eficientemente a essência das marcas jornalísticas e apresentam problemas de usabilidade e acessibilidade. O objetivo deste TCC é desenvolver o redesign da marca “Diário da Capital”, e implementar um novo modelo para seu site mobile, analisando o impacto dessas mudanças na percepção do corpo acadêmico do curso de Publicidade do Instituto Federal do Amazonas, campus Manaus Centro. A pesquisa adota abordagem quali-quantitativa, utilizando técnicas de pesquisa bibliográfica, coletando a bibliografia já tornada pública acerca do conteúdo de UX design e identidade visual, questionários online para avaliar a percepção do público acadêmico em relação à marca, e um teste de usabilidade para compreender a opinião dos usuários acerca do visual da nova interface mobile. Como resultado, foi obtido um novo Sistema de Identidade Visual, testado e aplicado no principal ponto de contato do jornal local "Diário da Capital": seu site mobile.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2024-02-20T14:41:08Z No. of bitstreams: 1 TCC_ANDRE PROTAZIO_LUISE RAFAELA_DC_COMPLETO (1).pdf: 6773538 bytes, checksum: 47879b7b5648d57eb75d1f3632657f6d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-20T14:41:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_ANDRE PROTAZIO_LUISE RAFAELA_DC_COMPLETO (1).pdf: 6773538 bytes, checksum: 47879b7b5648d57eb75d1f3632657f6d (MD5) Previous issue date: 2023-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsTecnologia em Produção Publicitáriapt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsTecnologia em Produção Publicitáriapt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsTecnologia em Produção Publicitáriapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectIdentidade visualpt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.titleAnálise do impacto da nova identidade visual de um jornal local na experiência do usuário em uma interface digital mobile: um estudo com o corpo acadêmico de publicidade no IFAM Campus Manaus Centropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Monografia_Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise do impacto da nova identidade visual de um jornal local na experiência do usuário em uma interface digital mobile: um estudo com o corpo acadêmico de publicidade no IFAM Campus Manaus Centro_Garcia_2024.pdfMonografia_Tecnologia em Produção Publicitária_IFAM-Campus Manaus Centro6,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.