Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1417
Tipo: Outro
Título: PODFORMAR: uma proposta para a formação inicial de professores de História na perspectiva do Letramento Histórico
Autor(es): Carvalho, Thalia Abreu de
Normando, Tarcísio Serpa
Resumo: Este produto educacional (PE) é resultado da pesquisa intitulada “Do martírio da memória ao encanto da imaginação: uma proposta para a formação inicial de professores de História na perspectiva do Letramento Histórico”, situada no campo da Formação de professores e da Educação Histórica. Os pressupostos para o Letramento Histórico se movem em direção à crítica do modelo memorialista de ensino para a disciplina de História, revelando possibilidades alternativas em uma perspectiva crítica de ensino. A proposta de pesquisa analisou as contribuições da categoria Letramento Histórico para a reflexão das práticas docentes durante a formação inicial de professores de História. Os resultados da investigação serviram como base para a construção de uma proposta de formação inicial de professores de História ancorada no Letramento Histórico. O artefato que serviu como veículo para essa formação foi o Podcast – Podformar- um programa de divulgação científica que pretende contribuir para a formação de futuros docentes cada vez mais conscientes de seu papel na formação de sujeitos críticos. Os professores formados por meio desta proposta terão a capacidade de relacionar o ensino escolar com a vida cotidiana e, assim, também formar sujeitos críticos e atentos ao seu entorno.
Abstract: This educational product (PE) is the result of research entitled “From the martyrdom of memory to the enchantment of imagination: a proposal for the initial training of History teachers from the perspective of historical literacy”, ocated in the field of Teacher Training and History Education. The agreements for Historical Literacy move towards the critique of the memoirist model of teaching for the discipline of History, revealing alternative possibilities in a critical teaching perspective. The research proposal analyzed the contributions of the Historical Literacy category to the reflection of teaching practices during the initial training of History teachers. The results of the investigation served as a basis for the construction of a proposal for the initial training of History teachers anchored in historical literacy. The observed that served as a vehicle for this training was the Podcast Podformar, a scientific dissemination program that aims to contribute to the training of future teachers who are increasingly aware of their role in the training of critical subjects. Teachers trained through this proposal will be able to relate school teaching to everyday life and, thus, form critical subjects who are attentive to their environment.
Palavras-chave: Formação de professores
Letramento histórico
História ensinada
Podcast
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: CARVALHO, Thalia Abreu; NORMANDO, Tarcísio Serpa. PODFORMAR: uma proposta para a formação inicial de professores de História na perspectiva do Letramento Histórico. 2023. 40 p. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1417
Data do documento: 6-Dez-2023
Aparece nas coleções:MPET - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PODFORMAR-uma proposta para a formação inicial de professores de História na perspectiva do Letramento Histórico_Thalia Abreu de Carvalho_2023.pdfProduto educacional_PPGET_IFAM Campus Manaus Centro19,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.