Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1414
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Normando, Tarcísio Serpa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7698576507317746pt_BR
dc.contributor.referee1Normando, Tarcísio Serpa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7698576507317746pt_BR
dc.contributor.referee2Anic, Cinara Calvi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1702387634067240pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Patrícia Rodrigues-
dc.creatorCarvalho, Thalia Abreu de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5729576616501550pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-31T19:59:00Z-
dc.date.available2024-01-31-
dc.date.available2024-01-31T19:59:00Z-
dc.date.issued2023-12-06-
dc.identifier.citationCARVALHO, Thalia Abreu de. Do martírio da memória ao encanto da imaginação: uma proposta para formação inicial de professores de História na perspectiva do letramento histórico. Orientador: Tarcísio Serpa Normando. 2023. 128 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1414-
dc.description.abstractThis research, inserted in the field of Teacher Training and Historical Education, is dedicated to an investigation into the initial training of History teachers from the perspective of the concept of "Historical Literacy". This approach is based on the convergence of two research categories: "Historical Consciousness" and "Historical Literacy". The assumptions of Historical Literacy that are examined here seek to criticize the traditional model of History teaching, promoting alternatives based on a critical view of teaching. The objective of the research is to analyze how the Historical Literacy category contributes to reflection on teaching practices during the initial training of History teachers. The results of this study served as the basis for developing a proposal for initial training for History teachers with a focus on Historical Literacy. To publicize this proposal, the Podcast "PODFORMAR" was created, designed with the purpose of assisting in the training of future teachers who are aware of their role in training critical students and capable of relating school teaching to everyday life.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa, inserida no campo da Formação de Professores e da Educação Histórica, se dedica a uma investigação sobre a formação inicial de professores de História sob a perspectiva do conceito de "Letramento Histórico". Essa abordagem se fundamenta na convergência de duas categorias de pesquisa: Consciência Histórica e Literacia Histórica. Os pressupostos do Letramento Histórico examinados aqui buscam criticar o modelo tradicional de ensino de História, promovendo alternativas baseadas em uma visão crítica do ensino. O objetivo da pesquisa é analisar como a categoria de Letramento Histórico contribui para a reflexão do trabalho docente de futuros professores de História. Os resultados deste estudo serviram como base para desenvolver uma proposta de formação inicial de professores de História com foco no Letramento Histórico. Para divulgar esta proposta, foi criado como Produto Educacional o Podcast "PODFORMAR", concebido com o propósito de auxiliar na formação de futuros professores que tenham consciência do seu papel na formação de estudantes críticos e capazes de relacionar o ensino escolar com a vida cotidiana.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2024-01-31T19:59:00Z No. of bitstreams: 1 Do martírio da memória ao encanto da imaginação-uma proposta para formação inicial de professores de História na perspectiva_Thalia Abreu de Carvalho_2023.pdf: 3635368 bytes, checksum: 4177c36fe070c7609968f74ac2ef9fba (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-31T19:59:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Do martírio da memória ao encanto da imaginação-uma proposta para formação inicial de professores de História na perspectiva_Thalia Abreu de Carvalho_2023.pdf: 3635368 bytes, checksum: 4177c36fe070c7609968f74ac2ef9fba (MD5) Previous issue date: 2023-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLetramento históricopt_BR
dc.subjectHistória ensinadapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleDo martírio da memória ao encanto da imaginação: uma proposta para formação inicial de professores de História na perspectiva do letramento históricopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:MPET-Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Do martírio da memória ao encanto da imaginação-uma proposta para formação inicial de professores de História na perspectiva_Thalia Abreu de Carvalho_2023.pdfDissertação_PPGET_IFAM Campus Manaus Centro3,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.