Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1414
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Normando, Tarcísio Serpa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7698576507317746 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Normando, Tarcísio Serpa | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7698576507317746 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Anic, Cinara Calvi | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1702387634067240 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Patrícia Rodrigues | - |
dc.creator | Carvalho, Thalia Abreu de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5729576616501550 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-31T19:59:00Z | - |
dc.date.available | 2024-01-31 | - |
dc.date.available | 2024-01-31T19:59:00Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-06 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Thalia Abreu de. Do martírio da memória ao encanto da imaginação: uma proposta para formação inicial de professores de História na perspectiva do letramento histórico. Orientador: Tarcísio Serpa Normando. 2023. 128 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1414 | - |
dc.description.abstract | This research, inserted in the field of Teacher Training and Historical Education, is dedicated to an investigation into the initial training of History teachers from the perspective of the concept of "Historical Literacy". This approach is based on the convergence of two research categories: "Historical Consciousness" and "Historical Literacy". The assumptions of Historical Literacy that are examined here seek to criticize the traditional model of History teaching, promoting alternatives based on a critical view of teaching. The objective of the research is to analyze how the Historical Literacy category contributes to reflection on teaching practices during the initial training of History teachers. The results of this study served as the basis for developing a proposal for initial training for History teachers with a focus on Historical Literacy. To publicize this proposal, the Podcast "PODFORMAR" was created, designed with the purpose of assisting in the training of future teachers who are aware of their role in training critical students and capable of relating school teaching to everyday life. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa, inserida no campo da Formação de Professores e da Educação Histórica, se dedica a uma investigação sobre a formação inicial de professores de História sob a perspectiva do conceito de "Letramento Histórico". Essa abordagem se fundamenta na convergência de duas categorias de pesquisa: Consciência Histórica e Literacia Histórica. Os pressupostos do Letramento Histórico examinados aqui buscam criticar o modelo tradicional de ensino de História, promovendo alternativas baseadas em uma visão crítica do ensino. O objetivo da pesquisa é analisar como a categoria de Letramento Histórico contribui para a reflexão do trabalho docente de futuros professores de História. Os resultados deste estudo serviram como base para desenvolver uma proposta de formação inicial de professores de História com foco no Letramento Histórico. Para divulgar esta proposta, foi criado como Produto Educacional o Podcast "PODFORMAR", concebido com o propósito de auxiliar na formação de futuros professores que tenham consciência do seu papel na formação de estudantes críticos e capazes de relacionar o ensino escolar com a vida cotidiana. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2024-01-31T19:59:00Z No. of bitstreams: 1 Do martírio da memória ao encanto da imaginação-uma proposta para formação inicial de professores de História na perspectiva_Thalia Abreu de Carvalho_2023.pdf: 3635368 bytes, checksum: 4177c36fe070c7609968f74ac2ef9fba (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-01-31T19:59:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Do martírio da memória ao encanto da imaginação-uma proposta para formação inicial de professores de História na perspectiva_Thalia Abreu de Carvalho_2023.pdf: 3635368 bytes, checksum: 4177c36fe070c7609968f74ac2ef9fba (MD5) Previous issue date: 2023-12-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Manaus Centro | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Letramento histórico | pt_BR |
dc.subject | História ensinada | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | Do martírio da memória ao encanto da imaginação: uma proposta para formação inicial de professores de História na perspectiva do letramento histórico | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MPET-Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Do martírio da memória ao encanto da imaginação-uma proposta para formação inicial de professores de História na perspectiva_Thalia Abreu de Carvalho_2023.pdf | Dissertação_PPGET_IFAM Campus Manaus Centro | 3,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.