Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1391
Tipo: Outro
Título: Pedagogia da alternância no Proeja indígena: princípios e orientações para o ensino tecnológico
Autor(es): Vieira, Silvia Carvalho
Leal, Davi Avelino
Resumo: Este produto educacional tem como objetivo principal colaborar no decorrer das etapas e processos do ensino e da aprendizagem na abordagem da educação profissional e tecnológica para jovens e adultos na modalidade PROEJA Indígena. O material apresenta orientações relacionadas à Pedagogia da Alternância, instrumentos pedagógicos, materiais de apoio e orientações pedagógicas no contexto do PROEJA Indígena, bem como auxilia na preparação das aulas para esse contexto. O guia conduz o uso dos recursos pedagógicos para fornecer suporte e orientação aos professores que trabalham com a educação profissional e tecnológica no Proeja Indígena, do mesmo modo que, aos demais que desejam aplicar a Pedagogia da Alternância no contexto da educação com povos tradicionais e suas especificidades.
Abstract: This educational product aims to primarily contribute throughout the stages and processes of teaching and learning, focusing on the approach of professional and technological education for young and adult indigenous students in the EJA/PROEJA mode. The material provides guidance related to the Pedagogy of Alternation, pedagogical tools, support materials, and pedagogical guidelines in the context of PROEJA Indígena, as well as assists in the preparation of classes for this context. The guide directs the use of pedagogical resources to provide support and guidance to teachers working with professional and technological education in PROEJA Indígena, as well as to others who wish to apply the Pedagogy of Alternation in the context of education with traditional peoples and their specificities.
Palavras-chave: EJA/PROEJA indígena
Pedagogia da alternância
Recursos pedagógicos
Educação profissional e tecnológica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: VIEIRA, Silvia Carvalho; LEAL, Davi Avelino. Pedagogia da alternância no Proeja indígena: princípios e orientações para o ensino tecnológico. 2023. 60 p. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1391
Data do documento: 20-Out-2023
Aparece nas coleções:MPET - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedagogia da alternância no Proeja indígena-princípios e orientações para o ensino tecnológico_Silvia Carvalho Vieira_2023.pdfProduto educacional_PPGET_IFAM Campus Manaus Centro7,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.