Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1386
Tipo: | Dissertação |
Título: | Contar-se de uma professora resiliente: um processo como pretexto para efetivação da (auto)formação a partir de uma metodologia alternativa |
Autor(es): | Alencar, Danielle Golvim da Silva |
Primeiro Orientador: | Gonzaga, Amarildo Menezes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Gonzaga, Amarildo Menezes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Normando, Tarcísio Serpa |
metadata.dc.contributor.referee3: | Oliveira, Caroline Barroncas de |
Resumo: | Estudo que traz contribuições para que professores possam refletir sobre o sentido dado à Resiliência no ser professor, trazendo as experiências construídas pelos sujeitos ao longo de sua jornada de vida, almejando que através desta possa relembrar experiências passadas em processo de reflexão, levando à ressignificação, construção e compreensão da resiliência no processo de formação humana e profissional. Em princípio, discorre-se a respeito de abordagens sobre o termo Resiliência, considerando aspectos similares e divergentes, como uma possibilidade de deixar evidente distintas manifestações a respeito do tema. Sequenciando, procura-se dar sentido ao Ser Professor no Processo Formativo, tendo como referência o fato de que Ser professor desde os tempos mais primórdios têm sido um grande desafio, há uma complexidade na profissão. Ainda, discute-se sobre a Resiliência no ser professor, tomando como ponto de partida o princípio de que o mencionado termo vem sendo utilizado não somente na psicologia, também está presente na educação. Espera-se que essas reflexões contribuições reflexivas a professores. |
Abstract: | Study that brings contributions so that teachers can reflect on the meaning given to Resilience in being a teacher, bringing the experiences built by the subjects throughout their life journey, hoping that through this they can remember past experiences in the process of reflection, leading to resignification, construction and understanding of resilience in the process of human and professional training. In principle, we discuss approaches to the term Resilience, considering similar and divergent aspects, as a possibility of making distinct manifestations regarding the topic evident. Sequencing, we seek to give meaning to Being a Teacher in the Training Process, taking as a reference the fact that Being a teacher since the earliest times has been a great challenge, there is a complexity in the profession. Furthermore, Resilience in being a teacher is discussed, taking as a starting point the principle that the aforementioned term has been used not only in psychology, it is also present in education. These reflections are expected to provide reflective contributions to teachers. |
Palavras-chave: | Resiliência Ser Professor Educação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) |
Citação: | ALENCAR, Danielle Golvim da Silva. Contar-se de uma professora resiliente: um processo como pretexto para efetivação da (auto)formação a partir de uma metodologia alternativa. 2023. 53 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1386 |
Data do documento: | 13-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | MPET-Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Contar-se de uma professora resiliente-um processo como pretexto para efetivação da_Danielle Golvim da Silva Alencar_2023.pdf | Dissertação_PPGET_IFAM Campus Manaus Centro | 1,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.