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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aplicação da ferramenta FMEA na máquina de sangrar freio numa indústria automobilística de duas rodas
Autor(es): Iwata, Bruno Hiroshi Nakamura
Primeiro Orientador: Maciel, Paulo Fernando Figueiredo
metadata.dc.contributor.referee1: Maciel, Paulo Fernando Figueiredo
metadata.dc.contributor.referee2: Pinto, Camila da Costa
metadata.dc.contributor.referee3: Queiroga, Alberto Luiz Fernandes
Resumo: Diante do crescimento da competitividade no cenário industrial, é imprescindível a existência da gestão de manutenção para aumento da confiabilidade e disponibilidade dos ativos. Desse modo, a Manutenção Centrada na Confiabilidade (MCC) sugere uma metodologia estruturada para que a gestão da manutenção seja realizada com foco nas atuações preventivas, para isso este estudo propõe a utilização da ferramenta FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) ou, em português, Análise do Modo e Efeitos de Falha numa máquina de sangrar freio de uma indústria automobilística de duas rodas. O objetivo principal deste trabalho é a redução do tempo de falha e aumento do MTBF da respectiva máquina. Para a determinação do maquinário a ser aplicado na ferramenta, foi feito o levantamento de quatro máquinas que possuíram maiores registros de manutenções não planejada no ano de 2021, e dessa forma, foi escolhido a que teve maior impacto. Para este processo, foi preenchido a tabela FMEA com os principais componentes da máquina, indicando a sua função, os principais modos e efeitos de falha, além da classificação do índice de prioridade para cada item, através da mensuração do risco. Em seguida foi revisado o plano de manutenção preventiva existente e feito uma reformulação conforme a análise. Além disso, foi feito a aquisição dos materiais e realizado a troca programada conforme o cronograma estabelecido no trabalho. A execução da metodologia contribuiu para a otimização dos planos de manutenção, além da redução do tempo de falhas corretivas de 70,4% em relação ao período inicial analisado.
Abstract: Given the growth of competitiveness in the industrial scenario, the existence of maintenance management is essential for increasing asset reliability and availability. Thus, ReliabilityCentered Maintenance (RCM) suggests a structured methodology for conducting maintenance management with a focus on preventive actions. Therefore, this study proposes the use of the Failure Mode and Effect Analysis (FMEA) tool in a brake bleeding machine of a two-wheeler automotive industry. The main objective of this work is to reduce failure time and increase the Mean Time Between Failures (MTBF) of the respective machine. To determine the machinery to be applied in the tool, a survey was conducted on four machines that had the highest records of unplanned maintenance in the year 2021, and thus, the one with the greatest impact was chosen. For this process, the FMEA table was filled out with the main components of the machine, indicating their function, the main failure modes and effects, as well as the classification of the priority index for each item, through risk assessment. Subsequently, the existing preventive maintenance plan was reviewed and reformulated based on the analysis. Additionally, the necessary materials were acquired and scheduled replacements were carried out according to the established work schedule. The implementation of the methodology contributed to the optimization of maintenance plans, as well as a 70.4% reduction in corrective failure time compared to the initial analyzed period.
Palavras-chave: Engenharia mecânica
Indústria automobilística
Confiabilidade
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Engenharia Mecânica
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Engenharia Mecânica
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: IWATA, Bruno Hiroshi Nakamura. Aplicação da ferramenta FMEA na máquina de sangrar freio numa indústria automobilística de duas rodas. 2023. 51 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1375
Data do documento: 1-Ago-2023
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