Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1373
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aplicação de controle PI e PID na construção para dispositivo de resfriamento: uma proposta prática
Autor(es): Souza, Matheus Afonso Lima de
Primeiro Orientador: Neves, Cleonor Crescencio das
Segundo Orientador: Reis, Ailton Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee1: Neves, Cleonor Crescêncio das
metadata.dc.contributor.referee2: Reis, Ailton Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Eliton Smith dos
metadata.dc.contributor.referee4: Santos, Alyson de Jesus dos Santos
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta o desenvolvimento de um protótipo para controle de temperatura em um ambiente fechado utilizando técnicas de controle PID. O protótipo consiste em uma caixa de MDF, onde uma lâmpada de 100 watts é controlada por um dimmer para manter a tensão em 33 Vac. Sensores DHT11 e DS18B20 são empregados para captar as temperaturas interna e externa da caixa, respectivamente. Os dados dos sensores são monitorados em tempo real e posteriormente analisado por meio de gráficos gerados no MATLAB. O resfriamento é realizado por uma ventoinha 12Vdc, controlada por um sinal PWM do ESP8266 e um transistor BC458. O controle PID é implementado utilizando a biblioteca PID_v1 do Arduino, cujos parâmetros foram sintonizados com base na resposta em malha aberta e nas relações de COHEN & COON. Os resultados mostraram a quantidade de energia gasta para o resfriamento de acordo com a temperatura externa da caixa além de se mostrar uma solução eficiente para o controle de temperatura em ambientes controlados.
Abstract: This undergraduate thesis details the development of a prototype for temperature control in a closed environment using PID control techniques. The prototype, housed in an MDF box, regulates a 100-watt lamp via a dimmer to maintain the voltage at 33 Vac. DHT11 and DS18B20 sensors are employed to monitor internal and external temperatures. Real-time sensor data is collected and analyzed through MATLAB-generated graphs. Cooling is facilitated by a 12Vdc fan controlled through PWM signals from the ESP8266 and a BC458 transistor. The PID control implementation, using the Arduino's PID_v1 library, is fine-tuned based on open loop responses and COHEN & COON relationships. Results highlight the energy consumption for cooling concerning the external temperature, establishing an effective temperature control solution for controlled environments.
Palavras-chave: Controle PID
Temperatura
Sensores
Cohen & Coon
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Engenharia de Controle e Automação
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Engenharia de Controle e Automação
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Engenharia de Controle e Automação
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Distrito
Citação: Souza, M. A. L. Aplicação de controle PI e PID na construção para dispositivo de resfriamento: uma proposta prática. 2023. 63f. Monografia (Engenharia de Controle e Automação). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Distrito Industrial, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1373
Data do documento: 29-Set-2023
Aparece nas coleções:Monografia_Cont_Automação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aplicação de controle PI e PID na construção para dispositivo de resfriamento_Souza_2023.pdfMonografia - Controle e Automação - IFAM Campus Manaus Distrito Industrial2,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.