Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1364
Tipo: Outro
Título: Ensino de física contemporânea: a história da nanotecnologia utilizando o método Peer Instruction
Autor(es): Medeiros, Erickson Morais de
Resumo: A Nanotecnologia é um ramo da ciência inter e multidisciplimar, sendo assim ela possibilita vários temas para serem abordados em sala de aula sem muito rigor matemático. Este trabalho se propões a explorar a História da Nanotecnologia, fazendo o uso de metodologias ativas, em destaque o Peer Instruction, e seus aportes teóricos como as Teorias de Aprendizagem de Vygotsky e Ausubel, elaboramos uma Sequência Didática baseada nessa metodologia criada por Eric Mazur, que tem como base a melhoria na compreensão dos conceitos apresentados em aula. Essas aulas elaboradas nesse trabalho podem ser avaliadas com a metodologia de Ganho de Hake, o qual é uma medida normalizada que serve de base de comparação entre dois estados ou tempos de aprendizado.
Abstract: Nanotechnology is a branch of inter and multidisciplinary science, therefore it enables several topics to be covered in the classroom without much mathematical rigor. This one work proposes to explore the History of Nanotechnology, making use of methodologies active activities, especially Peer Instruction, and its theoretical contributions such as Theories of Learning from Vygotsky and Ausubel, we created a Didactic Sequence based on this methodology created by Eric Mazur, which is based on improving the understanding of concepts presented in class. These classes developed in this work can be evaluated with the Hake Gain methodology, which is a standardized measurement that serves as a basis of comparison between two states or learning times.
Palavras-chave: Física-ensino
Física contemporânea - ensino
Nanotecnologia - história
Método Peer Instruction
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: MEDEIROS, Erickson Morais de. Ensino de física contemporânea: a história da nanotecnologia utilizando o método Peer Instruction. 111 p. 2023. Produto educacional (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1364
Data do documento: 3-Mar-2023
Aparece nas coleções:MNPEF - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produto Educacional - Ensino de física contemporânea: a história da nanotecnologia utilizando o método Peer Instruction_Medeiros_PDFProduto educacional-MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro5,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.