Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1361
Tipo: | Dissertação |
Título: | Sequência didática voltada a tópicos de astronomia e astronáutica |
Autor(es): | Marques, Railson Caxeixa |
Primeiro Orientador: | Sousa, José Ricardo de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Sousa, José Ricardo de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pacheco, Vanusa Bezerra |
metadata.dc.contributor.referee3: | Silva, Lúcio Fábio Pereira da |
Resumo: | Este trabalho pretende apresentar e propor uma Sequência Didática voltada a tópicos de Astronomia e Astronáutica com ênfase nas leis de Newton, pois essas ciências quando aplicadas nas aulas de Física promovem o desenvolvimento de atividades significativas; A elaboração do produto educacional teve como referência a Teoria de Ensino e Aprendizagem de David Ausubel e a utilização de recursos metodológicos como história da Física, oficinas, uso do stellarium e excel que são fundamentais para aproximar os alunos com a temática; A aplicação da SD teve como público alvo uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual de tempo integral do município de Coari estado do Amazonas e as suas atividades foram realizadas durante o período da Pandemia de Covid 19 com aulas presenciais, onde os professores e alunos já estavam imunizados com uma dose da vacina; Para o estudo dos dados coletados usamos a abordagem qualitativa e quantitativa com análise de desempenho por gênero masculino e feminino e como resultando constou-se no questionário final que os alunos assimilaram os conceitos propostos, para o professor a SD promove a organização do processo de ensino e aprendizagem. |
Abstract: | This work intends to present and propose a Didactic Sequence focused on topics of Astronomy and Astronautics with an emphasis on Newton's laws, as these sciences when applied in Physics classes, they promote the development of activities significant; The development of the educational product was based on the Theory of Teaching and Learning by David Ausubel and the use of methodological resources such as the history of Physics, workshops, use of stellarium and excel which are fundamental to bring students closer to the topic; The SD application targeted a 1st year high school class at a full-time state school in municipality of Coari, state of Amazonas, and its activities were carried out during the period of the Covid 19 Pandemic with face-to-face classes, where teachers and students were already immunized with one dose of the vaccine; For the study of data collected we use the qualitative and quantitative approach with performance analysis by male and female gender and as a result the final questionnaire consisted of that students have assimilated the proposed concepts, for the teacher SD promotes organization of the teaching and learning process. |
Palavras-chave: | Física - ensino Sequência didática Aprendizagem significativa Astronomia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) |
Citação: | MARQUES, Railson Caxeixa. Sequência didática voltada a tópicos de astronomia e astronáutica. 2023. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1361 |
Data do documento: | 16-Jan-2023 |
Aparece nas coleções: | MNPEF - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sequência didática voltada a tópicos de astronomia e astronáutica_Marques_2023.pdf | Dissertação-MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro | 4,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.