Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1358
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da implantação de um sistema de embalagem automática em uma fábrica de componentes de isqueiros no Pólo Industrial de Manaus – AM.
Autor(es): Oliveira, Thiago de Holanda
Primeiro Orientador: Queiroga, Alberto Luiz Fernandes
metadata.dc.contributor.referee1: Queiroga, Luiz Fernandes Queiroga
metadata.dc.contributor.referee2: Reis, Ailton Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee3: Castro, Cristóvão Américo Ferreira de
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar a análise da implantação de um equipamento para melhoria de eficiência do processo de embalagem de um componente de uma empresa fabricante de isqueiros do Polo Industrial de Manaus, com o intuito de aumentar a produtividade e diminuir custos operacionais no processo citado. No que corresponde a metodologia, utilizou-se uma pesquisa qualitativa, pois foram analisados os fenômenos e ocorrências com base em dados coletados no processo por meio do uso de ferramentas de qualidade. O estudo dos dados do processo indicou grande subaproveitamento operacional causados pelo grande tempo improdutivo no processo de embalagem e apresentou expressivos resultados após a implantação da embaladora automática. Dessa forma, foi importante observar que, em certos processos, é necessário equipar a linha com maquinários robustos para que se obtenha o melhor aproveitamento da mão de obra disponível. Os resultados também indicaram que a melhoria aplicada reduziu substancialmente o número de atividades realizadas pelo operador, assim como o tempo de embalagem.
Abstract: The objective of this work is to present the analysis of the implementation of equipment to improve the efficiency of the packaging process of a component of a lighter manufacturer company in the Industrial Pole of Manaus, in order to increase productivity and reduce operating costs in the aforementioned process. . Regarding the methodology, a qualitative research was used, as the phenomena and occurrences were analyzed based on data collected in the process through the use of quality tools. The study of the process data indicated great operational underutilization caused by the long unproductive time in the packaging process and presented expressive results after the implementation of the automatic packaging machine. Thus, it was important to note that, in certain processes, it is necessary to equip the line with robust machinery in order to obtain the best use of available labor. The results also indicated that the applied improvement substantially reduced the number of activities performed by the operator, as well as the packaging time.
Palavras-chave: Engenharia mecânica
Produção
Processo
Lean Manufacturing
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Engenharia Mecânica
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Engenharia Mecânica
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: OLIVEIRA, Thiago de Holanda. Análise da implantação de um sistema de embalagem automática em uma fábrica de componentes de isqueiros no Pólo Industrial de Manaus – AM. 2023. 42 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1358
Data do documento: 23-Mai-2023
Aparece nas coleções:Monografia_Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise da implantação de um sistema de embalagem automática em uma fábrica de componentes de isqueiros no Pólo Industrial de Manaus – AM_ Oliveira_2023.pdfMonografia_Engenharia Mecânica_IFAM Campus Manaus Centro585,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.