Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1334
Tipo: Dissertação
Título: Abordagem teórica e experimental para aplicação da luz como onda ou como partícula nas aulas de física 3 no ensino médio
Autor(es): Tavares, Paulo
Primeiro Orientador: Sousa, José Ricardo de
metadata.dc.contributor.referee1: Sousa, José Ricardo de
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Paulo Louzada Castro de
metadata.dc.contributor.referee3: Guerreiro, Haroldo de Almeida
Resumo: Este trabalho de dissertação contém abordagens teórica e experimental sobre o comportamento da luz como onda ou como partícula. O desenvolvimento e a aplicação deram-se na Escola Nossa Senhora Rosário de forma presencial, ano de 2022 no mês de março, durante os tempos de pós pandemia da COVID-191 . Apesar das dificuldades em relação à liberação das salas de aulas, devidos aos surtos pandêmicos, foi possível concluir o projeto com êxito em uma turma do 3° ano do ensino médio com apenas 25 alunos. Também, por este motivo, foram feitas algumas prorrogações e ajustes no decorrer do desenvolvimento e aplicação do produto, pois, desde o início da pandemia de COVID-19, as escolas têm sido afetadas de várias maneiras. No geral, a pandemia teve um impacto significativo nas escolas, dificultando, assim, a aplicação deste trabalho que tem como implementação a aplicação de uma oficina como produto educacional, onde os alunos montaram um circuito eletrônico. Por estes motivos teremos, nas imagens e nos links dos vídeos durante a aplicação deste trabalho, alunos e professores usando máscaras para a possível prevenção contra o vírus. Com todos esses cuidados foi possível aplicar as atividades com êxito nos momentos pós pandêmico seguindo os protocolos de higiene. Neste trabalho, para abordar a luz como onda ou como partícula, foram construídas duas propostas experimentais na qual foram divididas em dois momentos no decorrer da aplicação: na primeira construímos uma porta automática na qual usaremos um sensor que emite e recebe ondas de infravermelho onde foi ativado usando um código embarcado no Arduíno2 . A outra proposta experimental é uma oficina onde foi montado um circuito eletrônico, na qual abordará a aplicação do efeito fotoelétrico, e neste circuito temos como foco principal o componente eletrônico LDR3 , pois nele é que ocorre o efeito fotoelétrico. Com essas duas abordagens o professor poderá explanar e aplicar de forma experimental em sala de aula nas suas aulas de física do 3° ano do ensino médio no contexto ao comportamento da luz como onda ou como corpúsculo. Além disso, o uso de tecnologias de informação nos dá ferramentas necessárias para o ensino de física como os simuladores e as plataformas digitais como o Arduíno. A utilização de simuladores, Phet4 por exemplo, são vistos com mais frequência em sala de aula com o intuito de tornar as aulas mais motivadoras e participativas. Além das demonstrações, este projeto, também, tem como objetivo a compreensão e aplicação da física no cotidiano e a utilização e manipulação de componentes eletrônicos, tal como capacitores, resistores, diodos e entre outros. De acordo com os protocolos, mesmo no momento pós pandêmico, todos os componentes foram esterilizados para evitar as infecções da COVID-19. Essas aplicações e adaptações na metodologia junto às ferramentas que este trabalho dispõe, estão baseadas na teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel onde associamos a aplicação prática com a inserção de tecnologias digitais. Os testes e as abordagens sequenciais neste trabalho foram eficientes e viáveis, podendo ser uma opção para o ensino de física moderna referente ao comportamento da luz como onda ou como partícula.
Abstract: This dissertation work contains theoretical and experimental approaches on the behavior of light as a wave or as a particle. The development and application took place at Our Lady Rosary School in person, year 2022 in the month of March, during the times of post-COVID19 pandemic. Despite the difficulties regarding the release of classrooms, due to the pandemic outbreaks, it was possible to successfully complete the project in a class of the 3rd year of high school with only 25 students. Also, for this reason, some extensions and adjustments have been made in the course of product development and application, as since the beginning of the COVID-19 pandemic, schools have been affected in various ways. Overall, the pandemic has had a significant impact on schools, thus making it difficult to apply this work that has as implementation the application of a workshop as an educational product, where students set up an electronic circuit. For these reasons we will have, in the images and in the links of the videos during the application of this work, students and teachers wearing masks for the possible prevention against the virus. With all this care it was possible to apply the activities successfully in the post-pandemic moments following the hygiene protocols. In this work, to approach light as a wave or as a particle, two experimental proposals were constructed in which they were divided into two moments during the application: in the first we built an automatic door in which we will use a sensor that emits and receives infrared waves where it was activated using a code embedded in the Arduin. The other experimental proposal is a workshop where an electronic circuit was assembled, in which it will address the application of the photoelectric effect, and in this circuit we have as main focus the electronic component LDR1, because it is in it that the photoelectric effect occurs. With these two approaches the teacher will be able to explain and apply in an experimental way in the classroom in his physics classes of the 3rd year of high school in the context of the behavior of light as a wave or as a corpuscle. In addition, the use of information technologies gives us necessary tools for teaching physics such as simulators and digital platforms such as the Arduino. The use of simulators, Phet1 for example, are seen more often in the classroom in order to make classes more motivating and participatory. In addition to the demonstrations, this project also aims to understand and apply physics in everyday life and the use and manipulation of electronic components, such as capacitors, resistors, diodes and among others. According to protocols, even in the post-pandemic moment, all components have been sterilized to prevent COVID-19 infections. These applications and adaptations in the methodology together with the tools that this work has, are based on the theory of significant learning of David Ausubel where we associate the practical application with the insertion of digital technologies. The tests and sequential approaches in this work were efficient and feasible, and may be an option for the teaching of modern physics regarding the behavior of light as a wave or as a particle.
Palavras-chave: Física - ensino
Experimentos
Efeito fotoelétrico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Citação: TAVARES, Paulo. Abordagem teórica e experimental para aplicação da luz como onda ou como partícula nas aulas de física 3 no ensino médio. 107 p. 2023. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1334
Data do documento: 24-Mar-2023
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Abordagem teórica e experimental para aplicação da luz como onda ou como partícula nas aulas de física 3 no ensino médio_Tavaresa_2023.pdfDissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro12,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.