Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1332
Tipo: Outro
Título: Cultura maker: uma estratégia de ensino no fortalecimento do trabalho docente na EPT
Título(s) alternativo(s): A teaching strategy in strengthening the teaching work in VET
Autor(es): Maia, Adriana Gama do Nascimento
Queiroz Neto, José Pinheiro de
Resumo: Este produto educacional é fruto da dissertação de mestrado profissional intitulada “Estratégias de ensino na Educação Profissional e Tecnológica: o uso da Cultura Maker no Programa Educa+Amazonas ”, vinculada ao Programa de Pós -Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT ) pela instituição associada Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Manaus, Amazonas, pertence à linha 1: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. De modo específico se situou no macroprojeto 1, pois trabalha com questões de ensino e aprendizagem, com foco nos recursos, discussões conceituai s , específicas e metodológicas , além de propostas de ensino inovadoras para a sala de aula. O objetivo deste produto educacional é divulgar e facilitar o uso das metodologias ativas, especificamente a cultura maker, como estratégia de apoio no processo de ensino e aprendizagem para melhoria da prática pedagógica em ambientes formai s e informai s de aprendizagem na EPT. E, pensando em uma educação trans formadora, entre os assuntos mostrados no guia, es tão: Conceito e os pilares da Cultura Maker, conceitos de Metodologias Ativas e, para finalizar, disponibilizaremos algumas estratégias pedagógicas envolvendo cultura maker, pois dessa forma, o aluno tende a concluir a sua qualificação profissional em sintonia com as tendências do mercado.
Palavras-chave: Estratégias de ensino
Metodologias ativas
Programa Educa+Amazonas
Cultura Maker
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: MAIA, Adriana Gama do Nascimento; QUEIROZ NETO, José Pinheiro de. Cultura maker: uma estratégia de ensino no fortalecimento do trabalho docente na EPT. 2023. 60 p. Produto educacional (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1332
Data do documento: 27-Abr-2023
Aparece nas coleções:PROFEPT - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cultura maker-uma estratégia de ensino no fortalecimento do trabalho docente na EPT_Adriana Gama do Nascimento Maia_2023.pdfProduto educacional_ProfEPT_IFAM Campus Manaus Centro8,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.