Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1323
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Campos, José Galúcio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0500936753469199pt_BR
dc.contributor.referee1Campos, José Galúcio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0500936753469199pt_BR
dc.contributor.referee2Padilha, Igor Tavares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4605895860650284pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Felipe Denardin-
dc.creatorPacheco, Janaina Bezerra-
dc.date.accessioned2023-07-27T18:08:08Z-
dc.date.available2023-07-27-
dc.date.available2023-07-27T18:08:08Z-
dc.date.issued2022-12-05-
dc.identifier.citationPACHECO. Janáina Bezerra. O modelo da sala de aula invertida para a aprendizagem conceitual em termodinâmica básica. 148 p. 2023. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1323-
dc.description.abstractThe present work presents a study whose object is the teaching and learning processes about conceptual learning in basic thermodynamics; temperature, heat and change of state. The research subjects were 2nd year high school students from a full-time public school in the city of Parintins. This work aimed to develop a booklet on the subject in question using the model of the inverted classroom, the SAI. The research methodology had a qualitative approach, since the students' responses were investigated in the pre-test, during the experimental activities in the classroom, in the transcripts of student reports and in the post-test. A bibliographic review was carried out on conceptual learning, the scientific concept as a notorious learning difficulty in physics, and the model of the Inverted Classroom (IS). We designed the educational product in the form of a booklet to help the teacher with regard to learning the basic concepts of thermodynamics. As a result, we found evidence that there was conceptual learning of the highlighted subjects. It is noteworthy that the entire development of this work, as well as the implementation of the methodological steps took place in the full context of the Covid-19 pandemic.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta um estudo, cujo objeto são os processos de ensino e aprendizagem acerca da aprendizagem conceitual em termodinâmica básica; temperatura, calor e mudança de estado. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de tempo integral do Município de Parintins. Este trabalho teve como objetivo elaborar uma cartilha sobre o assunto em pauta utilizando o modelo da sala de aula invertida, a SAI. A metodologia da pesquisa foi de enfoque qualitativo, uma vez que se investigou as respostas dos alunos no pré-teste, durante as atividades experimentais em sala de aula, nas transcrições de relatos dos alunos e no pós teste. Realizouse revisão bibliográfica acerca da aprendizagem conceitual, o conceito científico como notória dificuldade de aprendizagem em física, e, do modelo da Sala de Aula Invertida (SAI). Fizemos o delineamento do produto educacional em formato de cartilha para auxiliar o docente acerca das questões pedagógicas ante a aprendizagem dos conceitos básicos da termodinâmica. Como resultado, constatamos indícios de que houve aprendizagem conceitual dos assuntos em destaque. Ressalta-se que todo o desenvolvimento deste trabalho, bem como a concretização das etapas metodológicas aconteceram em pleno contexto da pandemia da Covid-19.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2023-07-27T18:08:08Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Produto Educacional versão final (1).pdf: 4248345 bytes, checksum: cdf95f12aad646572b53060aa1da5ed0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-27T18:08:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_Produto Educacional versão final (1).pdf: 4248345 bytes, checksum: cdf95f12aad646572b53060aa1da5ed0 (MD5) Previous issue date: 2022-12-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica - ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem conceitualpt_BR
dc.subjectSala de aula invertidapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpt_BR
dc.titleO modelo da sala de aula invertida para a aprendizagem conceitual em termodinâmica básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O modelo da sala de aula invertida para a aprendizagem conceitual em termodinâmica básica_Pacheco_2023.pdfDissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro4,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.