Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1311
Tipo: Outro
Título: Metodologias e tecnologias educacionais: possíveis abordagens para a prática pedagógica na EPT
Autor(es): Sousa, Benara Modesto de
Stefanuto, Vanderlei Antonio
Resumo: Este guia é um produto educacional, resultado da pesquisa de mestrado intitulada TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E TRABALHO: percepções e desdobramentos oriundos do Ensino Remoto Emergencial - ERE no interior da Amazônia. O guia é um aporte à organização do currículo integrado. O objetivo é orientar os docentes do IFAM-TBT, bem como interessados na temática, quanto à prática pedagógica sob a perspectiva do trabalho como princípio educativo, das metodologias ativas e das tecnologias educacionais no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, numa perspectiva crítica. O conteúdo deste guia correlaciona os conceitos: trabalho como princípio educativo, concepções pedagógicas, prática pedagógica na perspectiva da concepção Pedagógica Histórico-Crítica, Metodologias ativas e Tecnologias educacionais. Durante a leitura, há sugestões de textos, vídeos, tecnologias educacionais, etc. Por fim, um glossário foi elaborado com a finalidade de apresentar os principais conceitos de palavras e siglas que foram enfatizados no ERE.
Abstract: This guide is an educational product, the result of the master’s research entitled TECHNOLOGY, EDUCATION AND WORK: perceptions and developments from Emergency Remote Teaching - ERE in the interior of the Amazon. The guide is a contribution to the organization of the integrated curriculum. The objective is to guide IFAM-TBT professors, as well as those interested in the subject, regarding pedagogical practice from the perspective of work as an educational principle, active methodologies and educational technologies in the context of Professional and Technological Education, from a critical perspective. The content of this guide correlates the concepts: work as an educational principle, pedagogical conceptions, pedagogical practice from the perspective of the Historical-Critical Pedagogical conception, Active Methodologies and Educational Technologies. During reading, there are sug gestions for texts, videos, educational technologies, etc. Finally, a glossary was created in order to present the main concepts of words and acronyms which were emphasized in the ERE.
Palavras-chave: Trabalho como princípio educativo
Concepções de mundo
Prática pedagógica
Metodologias de ensino e aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: SOUSA, Benara Modesto de; STEFANUTO, Vanderlei Antonio. Metodologias e tecnologias educacionais: possíveis abordagens para a prática pedagógica na EPT. 2023. 51 p. Produto educacional (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1311
Data do documento: 17-Mar-2023
Aparece nas coleções:PROFEPT - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Metodologias e tecnologias educacionais possíveis abordagens para a prática pedagógica na EPT_Benara Modesto de Sousa_2023.pdfProduto educacional_PROFEPT_IFAM Campus Manaus Centro1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.