Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1305
Tipo: Dissertação
Título: Uma proposta de ensino-aprendizagem para produção de textos de divulgação científica em cursos de licenciatura
Autor(es): Lopes, Jonatas Brasil
Primeiro Orientador: Lucena, Juliana Mesquita Vidal Martinez de
metadata.dc.contributor.referee1: Lucena, Juliana Mesquita Vidal Martinez de
metadata.dc.contributor.referee2: Mendonça, Andréa Pereira
metadata.dc.contributor.referee3: Gonçalves, Carolina Brandão
Resumo: As recentes ondas de Covid-19 acompanhadas de uma verdadeira avalanche de fake news sobre a doença, o vírus e as vacinas, aumentaram a preocupação em aproximar o cidadão comum do pensamento científico. Muito tem se debatido sobre a disseminação dos novos conhecimentos científicos e o distanciamento existente entre a Ciência e a sociedade de modo geral. Considerando a existência de poucos materiais de Divulgação Científica (DC) no contexto amazônico, há uma necessidade de ações que promovam o ensino da DC a começar nos cursos de licenciatura. Esta pesquisa preocupou-se em auxiliar os futuros professores na produção de Textos de Divulgação Científica (TDC) fortalecendo o acesso a temas científicos com linguagem acessível. Sendo assim, realizou-se um estudo de caso, com o objetivo central de avaliar uma proposta de ensino-aprendizagem para a construção de TDC. Esta foi implementada através de uma oficina intitulada “Construindo TDC”, com a utilização de roteiros de aprendizagem planejados com base no Alinhamento Construtivo, a fim de estimular o estudo autônomo. O conteúdo foi pautado nos parâmetros de análise e construção de TDC e a forma de avaliação se deu por meio de rubricas elaboradas para essa finalidade. Os sujeitos desta investigação foram acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM – Campus Manaus Centro). Na proposta, buscou-se desenvolver algumas habilidades que o divulgador do conhecimento científico deve se apropriar no que tange à concepção e estrutura desse tipo de texto. Como resultados, através de variados instrumentos de coleta de dados, foram apontados: lacunas na compreensão dos acadêmicos sobre a composição e organização de um TDC, como, também, nos elementos e na busca do artigo científico; o auxílio dos recursos iniciais na composição de um texto direcionando o planejamento da escrita; a ampliação e melhoria da percepção da composição e estrutura de um TDC através do acesso aos parâmetros e rubricas proporcionadas pela aplicação da oficina; a sugestão de inclusão da proposta de ensino aprendizagem na formação docente nos cursos de licenciatura. Após a avaliação e realização dos ajustes necessários, organizou-se um Produto Educacional nomeado “Curso Introdutório para construção de Texto de Divulgação Científica: guia didático para professores” contendo orientações para: (a) conhecer o embasamento teórico que pautou a proposta de ensino aprendizagem; (b) auxiliar no planejamento e implementação da proposta e; (c) construir um TDC seguindo os passos da proposta.
Abstract: The recent waves of Covid-19 accompanied by a veritable avalanche of fake news about the disease, the virus, and vaccines, have increased the concern about bringing the common citizen closer to scientific thinking. Much has been debated about the dissemination of new scientific knowledge and the distance between science and society in general. Considering the existence of few materials of Scientific Dissemination (SD) in the Amazonian context, there is a need for actions that promote the teaching of SD starting in undergraduate courses. This research was concerned with helping future teachers to produce Scientific Dissemination Texts (SDT) strengthening the access to scientific topics with accessible language. Therefore, a case study was carried out, with the main objective of evaluating a teaching-learning proposal for the construction of SDT. This was implemented through a workshop called "Building SDT", with the use of planned learning scripts based on Constructive Alignment in order to stimulate autonomous study. The content was based on the parameters of analysis and construction of the SDT and the form of evaluation was done by means of rubrics developed for this purpose. The subjects of this investigation were students of the Degree Course in Biological Sciences of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas (IFAM - Campus Manaus Centro). In the proposal, it was sought to develop some skills that the disseminator of scientific knowledge should appropriate with regard to the design and structure of this type of text. As results, through various instruments of data collection, were pointed out: gaps in the understanding of the students about the composition and organization of a SDT, as well as the elements and the search for the scientific article; the aid of initial resources in the composition of a text directing the planning of writing; the expansion and improvement of the perception of the composition and structure of a SDT through access to the parameters and rubrics provided by the application of the workshop; the suggestion of inclusion of the teaching-learning proposal in teacher training in undergraduate courses. After the evaluation and the necessary adjustments, an Educational Product named "Introductory Course for the construction of a Scientific Dissemination Text: a didactic guide for teachers" was organized, containing guidelines for: (a) knowing the theoretical basis that guided the teaching-learning proposal (b) helping in the planning and implementation of the proposal (c) building a SDT following the steps of the proposal.
Palavras-chave: Divulgação científica
Produção textual
Rubricas
Ensino-aprendizagem
Licenciaturas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Citação: LOPES, Jonatas Brasil. Uma proposta de ensino-aprendizagem para produção de textos de divulgação científica em cursos de licenciatura. 2023. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1305
Data do documento: 24-Fev-2023
Aparece nas coleções:MPET-Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma proposta de ensino-aprendizagem para produção de textos de divulgação científica em cursos de licenciatura_Jonatas Brasil Lopes_ 2023.pdfDissertação_PPGET_IFAM Campus Manaus Centro8,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.