Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1296
Tipo: Dissertação
Título: A contextualização do ensino de ciências na Amazônia
Autor(es): Nascimento, Rebeca Brandão
Primeiro Orientador: Oliveira, Adriano Teixeira de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Adriano Teixeira de
metadata.dc.contributor.referee2: Paes, Lucilene da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Irlane Maia
Resumo: O presente trabalho constitui-se em uma pesquisa - ação com uma abordagem qualitativa com o objetivo de avaliar o potencial de abordagem do peixe elétrico associado a estratégias didáticas como forma de contemplar o Ensino de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental Anos Finais nas temáticas e conteúdos correlacionados. A metodologia utilizada foi a pesquisa ação e foram organizadas 5 etapas: A primeira etapa consiste em uma coleta de informações sobre o local onde a pesquisa foi realizada e seleção dos participantes. A segunda etapa foi a aplicação de questionário para coleta dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a Amazônia, o peixe elétrico e as Ciências da Natureza. A terceira etapa foi a construção do produto educacional: um guia didático para a divulgação da importância de atividades desenvolvendo temáticas amazônicas para o desenvolvimento da aprendizagem significativa. Na quarta etapa foi feita a aplicação da sequência didática. Na quinta etapa foi feita a análise dos dados através dos critérios para verificar a aprendizagem significativa por meio dos roteiros e análise da sequência didática o que possibilitou a criação de tabelas, quadros e gráficos. Os resultados encontrados mostram que a utilização de uma sequência didática pode salientar que a intenção de ensinar conceitos das Ciências da Natureza a partir de algo tão regional trouxe resultados claros nas respostas das atividades proposta nos roteiros, apresentado frases, relatos com uma grande ligação a Amazônia, ancorados a experiências e a conhecimentos prévios podendo considerar que o objetivo principal foi alcançado, mostrando que a sequência didática foi de grande relevância para a aprendizagem significativa dos conteúdos de Ciências da Natureza.
Abstract: The present work is an action research with a qualitative approach with the objective of evaluating the potential of approaching the electric fish associated with didactic strategies as a way of contemplating the Teaching of Natural Sciences in Elementary School Final Years in the themes and contents correlated. The methodology used was action research and 5 stages were organized: The first stage consists of collecting information about the place where the research was carried out and selecting the participants. The second step was the application of a questionnaire to collect the students' previous knowledge about the Amazon, the electric fish and the Sciences of Nature. The third stage was the construction of the educational product: a didactic guide for the dissemination of the importance of activities developing Amazonian themes for the development of meaningful learning. In the fourth step, the didactic sequence was applied. In the fifth stage, data analysis was performed using criteria to verify significant learning through scripts and analysis of the didactic sequence, which made it possible to create tables, charts and graphs. The results found show that the use of a didactic sequence can point out that the intention to teach concepts of Natural Sciences from something so regional brought clear results in the responses of the activities proposed in the scripts, presenting sentences, reports with a great connection to the Amazon. , anchored to previous experiences and knowledge, and may consider that the main objective was achieved, showing that the didactic sequence was of great relevance for the meaningful learning of the contents of Natural Sciences
Palavras-chave: Aprendizagem significativa
Sequência didática
Roteiros
Fauna aquática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Citação: NASCIMENTO, Rebeca Brandão. A contextualização do ensino de ciências na Amazônia. 2022. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1296
Data do documento: 12-Set-2022
Aparece nas coleções:MPET-Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A contextualização do ensino de ciências na Amazônia_Rebeca Brandão Nascimento_2022.pdfDissertação_PPGET_IFAM Campus Manaus Centro17,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.