Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1293
Tipo: Dissertação
Título: Faces identitárias da mulher-professora: contribuições para a formação docente a partir da narrativa professoral feminina
Autor(es): Gil, Maria Izaíra da Silva
Primeiro Orientador: Pacheco, Maria Lúcia Tinoco
metadata.dc.contributor.referee1: Pacheco, Maria Lúcia Tinoco
metadata.dc.contributor.referee2: Anic, Cinara Calvi
metadata.dc.contributor.referee3: Gomes, Iza Reis
Resumo: Este trabalho apresenta a pesquisa desenvolvida sobre as faces identitárias da mulher-professora e suas contribuições para a formação docente a partir da narrativa professoral feminina. Objetivou-se compreender o processo de constituição da identidade da mulher-professora, de modo a revelar suas diferentes faces registradas em sua memória, práticas, desafios, subjetividades da vida e da profissão sob o prisma das dimensões que a constituem e que se entrelaçam. Para esse percurso, a pesquisa caminhou pelos objetivos específicos: a) Discorrer sobre o contexto, cenários e lugares de fala das mulheres-professores, na condição de sujeitos colaboradores da pesquisa; b) Refletir sobre a feminização da docência e; c) Propor um curso formativo com foco na mulher-professora, a partir das narrativas das professoras investigadas. Trata-se de uma pesquisa fundamentada nos Estudos Culturais, de cunho qualitativo, que teve como lócus a escola, com foco em professoras do Ensino Fundamental da rede pública. Contou a entrevista narrativa como instrumento de investigação da memória professoral feminina. O referencial teórico caminhou pelo estudo da identidade docente, formação de professores, narrativa como instrumento formativo, a mulher na educação e fontes de base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e tecnologia na educação. Como resultados, apontamos: a) A realidade na feminização nas duas primeiras etapas da Educação Básica, porém sem o mesmo processo nos cargos elevados da carreira educacional; b) A formação a partir da narrativa professoral; e c) O produto educacional, construído a partir da releitura das narrativas investigadas, recontadas através da técnica de Storytelling e que geraram dois artefatos, podcast e animação, para compor o curso “Diálogos Formativos da mulherprofessora”, que tem por finalidade auxiliar formadores e professoras na reflexão sobre a identidade docente feminina. O curso foi aplicado em eventos científicos, tanto em nível regional, quanto nacional, espaços em que os participantes evidenciaram a relevância das identidades destacadas na pesquisa e registradas no produto para formação de professores.
Abstract: This work presents a research carried out on the identity faces of the woman-teacher and their contributions to teacher training based on female teacher narrative. The main objective was to understand the process of identity constitution of woman-teacher, in order to reveal her different faces registered in her memory, practices, challenges, subjectivities of life and profession under the prism of dimensions that constitute and that intertwine. For this route, this research followed the specific objectives: a) To discuss the context, scenarios and places of speech of women-teachers, in the condition of collaborating subjects research; b) Think on the feminization of teaching; c) Propose a training course focused on the female teacher, based on narratives investigated teachers. This is a research based on Cultural Studies, a qualitative nature, which had the school as its lócus, focusing on elementary school teachers from the public school. She told the narrative interview as a research tool to elucidate the female teacher memory. The theoretical framework covered the teaching study identity, teacher training, narrativea training instrument, women in education and database sources from the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira and technology in education. As a result, we point out: a) The reality in feminization in the first two stages of Basic Education, but without the same process in the higher positions of the educational career. b) Training based on the teacher narrative. c) The educational product built from the re-reading of investigated narratives, retold through the Storytelling technique and which generated two artifacts, podcast and animation, to compose the course “Woman-Teacher Formative Dialogues”, which aims to help trainers and teachers in the reflection on the feminine teaching identity. This course was applied in two scientific events, one at a regional level, spaces in which participants evidenced the relevance of identities in the research and registered in the product for teacher training.
Palavras-chave: Formação docente
Mulher professora
Ensino tecnológico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Citação: GIL, Maria Izaíra da Silva. Faces identitárias da mulher-professora: contribuições para a formação docente a partir da narrativa professoral feminina. 2022. 183 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1293
Data do documento: 23-Ago-2022
Aparece nas coleções:MPET-Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Faces identitárias da mulher-professora: contribuições para a formação docente a partir da narrativa professoral feminina_Maria Izaíra da Silva Gil_2022.pdfDissertação_PPGET_IFAM Campus Manaus Centro3,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.