Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1290
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bezerra, Sergio Augusto Coelho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2717823426841852pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra, Sergio Augusto Coelho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2717823426841852pt_BR
dc.creatorFerreira, Renato Pereira-
dc.date.accessioned2023-05-19T20:09:43Z-
dc.date.available2023-05-19-
dc.date.available2023-05-19T20:09:43Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.citationFERREIRA, Renato Pereira. Umlibras web: ferramenta computacional para criação de diagramas de sequência com acessibilidade em libras. 62 f. 2022. Monografia (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1290-
dc.description.abstractInserted in the context of inclusive education and assistive technology, this work developed a computational tool for creating sequence diagrams of the Unified Modeling Language (UML), with accessibility resources in Libras, which will subsidize the teaching-learning of students, with or without disabilities hearing, in the modeling of computational systems. The professor will have a didactic-pedagogical resource to help him in exposing the content related to the sequence diagram, favoring the learning of students with hearing impairment and thus promoting inclusive education. Currently, there is a great shortage of tools suitable for the context and needs of students with hearing impairments. From this perspective, the developed tool seeks to support the teacher in the proposed activities, creating conditions for the learning of these students. Named UMLibras, the tool was built using the mxGraph JavaScript library and the VLibras Application Programming Interface (API) as a base structure, aiming to assist in modeling the sequence diagram through the use of videos, illustrations and the Libras language. In this way, it is expected to contribute to the teaching-learning of students with or without hearing impairment, making their access to information and proposed knowledge easier.pt_BR
dc.description.resumoInserido no contexto da educação inclusiva e tecnologia assistiva, este trabalho desenvolveu uma ferramenta computacional para criação de diagramas de sequência da Unified Modeling Language (UML), com recursos de acessibilidade em Libras, que subsidiará o ensino-aprendizagem do discente, com ou sem deficiência auditiva, na modelagem de sistemas computacionais. O docente terá um recurso didático-pedagógico para auxiliá-lo na exposição do conteúdo relacionado ao diagrama de sequência, favorecendo a aprendizagem do discente com deficiência auditiva e dessa forma promovendo a educação inclusiva. Atualmente é grande a escassez de ferramentas adequadas ao contexto e às necessidades do aluno com deficiência auditiva. Sob esta perspectiva, a ferramenta desenvolvida busca dar suporte ao professor nas atividades propostas, criando condições para a aprendizagem desses alunos. Denominada UMLibras, a ferramenta foi construída utilizando como estrutura base a biblioteca JavaScript mxGraph e a Application Programming Interface (API) VLibras, visando auxiliar na modelagem do diagrama de sequência por meio do uso de vídeos, ilustrações e o idioma Libras. Dessa forma, espera-se contribuir com o ensino-aprendizagem do discente com ou sem deficiência auditiva, tornando mais fácil seu acesso à informação e ao conhecimento proposto.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2023-05-19T20:09:43Z No. of bitstreams: 1 MonografiaRenatoPereira (1).pdf: 1687822 bytes, checksum: 26117e1eaa1732e147bd4015b7a9a58a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-19T20:09:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MonografiaRenatoPereira (1).pdf: 1687822 bytes, checksum: 26117e1eaa1732e147bd4015b7a9a58a (MD5) Previous issue date: 2022-12-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsTecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsTecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsTecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de sistemaspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
dc.titleUmlibras web: ferramenta computacional para criação de diagramas de sequência com acessibilidade em libraspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Monografia_Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Umlibras web: ferramenta computacional para criação de diagramas de sequência com acessibilidade em libras_Ferreira_2022.pdfMonografia_Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas_IFAM-Campus Manaus Centro1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.