Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1283
Tipo: | Dissertação |
Título: | Constituição de si e formação docente: reflexões (auto)biográficas de professores |
Autor(es): | Silva, Iara Batista da |
Primeiro Orientador: | Anic, Cinara Calvi |
metadata.dc.contributor.referee1: | Anic, Cinara Calvi |
metadata.dc.contributor.referee2: | Normando, Tarcísio Serpa |
metadata.dc.contributor.referee3: | Nascimento, Maria Evany do |
Resumo: | O sentido que damos ao exercício da docência requer que o professor busque elementos na sua formação que permitam a compreensão de si na profissão e no processo formativo. Com o objetivo de contribuir com a autoformação de professores a partir da compreensão da constituição de sua docência, partimos do seguinte problema de pesquisa: como promover a autoformação de professores a partir da compreensão sobre como se constituíram como docentes? A tessitura do diálogo está pautada nas considerações sobre a ipseidade e formação docentes, imbricadas na epistemologia da pesquisaformação, através da abordagem (auto)biográfica, por considerar que as histórias de vida de professores são fontes profícuas na pesquisa em educação. A pesquisa pauta-se na abordagem narrativa por assentimos que esta possibilita a escrita e a reflexão das experiências advindas do cotidiano intrínseco no fazer pedagógico. Para construção dos dados, utilizamos o memorial de formação e a entrevista narrativa, por permitirem o voltar-se para si e o emergir das subjetividades imbuídas na formação/autoformação. Os participantes da pesquisa foram dois grupos de professores, sendo o primeiro composto por três professores de Língua Inglesa, e o segundo por professores que participaram da Oficina Pedagógica intitulada: Constituição de si e o ofício de professor: reflexões biográficas e formação de professores, elaborada como produto educacional da presente pesquisa. O desenvolvimento deste estudo mostrou que a fecundidade da pesquisaformação para a compreensão da constituição que, no protagonismo do professor reflexivo, ressignifica o processo de construção/desconstrução/reconstrução da docência, reconstrói sua identidade docente e toma consciência de suas ações pessoais e profissionais estabelecendo, portanto, novos saberes e comportamentos que contribuirão para que o docente desenvolva sua habilidade de criação, inovação e organização de suas ideias e metodologias, entre outras práticas do ofício da profissão. |
Abstract: | The meaning we give to the exercise of teaching requires that the teacher seek elements in their training that allow them to understand themselves in the profession and in the training process. With the objective of contributing to the self-education of teachers from the understanding of the constitution of their teaching, we start from the following research problem: How to promote the self-education of teachers from the understanding of how they constituted themselves as teachers? The fabric of the dialogue is based on considerations about ipseity and teacher training imbricated in the epistemology of research-training, through the (auto)biographical approach, considering that the life stories of teachers are fruitful sources in research in education. The research is guided by the narrative approach, as we agree that it enables the writing and reflection of the experiences arising from the intrinsic daily life in the pedagogical practice. For the construction of the data, we used the training memorial and the narrative interview, as they allow the turning to oneself and the emergence of the subjectivities imbued in the training/self-training. The research participants were two groups of teachers, the first being composed of three teachers of the English language, and the second by teachers who participated in the Pedagogical Workshop entitled: Constitution of the self and the teacher's office: biographical reflections and teacher training, elaborated as an educational product of the present research. The development of this study showed that the fecundity of research-training for understanding the constitution that, in the role of the reflective teacher, re-signifies the process of construction/deconstruction/reconstruction of teaching, rebuilds their teaching identity and becomes aware of their personal and professional actions. establishing, therefore, new knowledge and behaviors that will contribute for the teacher to develop their ability to create, innovate and organize their ideas and methodologies, among other practices of the profession's craft. |
Palavras-chave: | Pesquisa formação Ipseidade Docência Narrativa |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) |
Citação: | SILVA, Iara Batista da. Constituição de si e formação docente: reflexões (auto)biográficas de professores. 2023. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1283 |
Data do documento: | 17-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | MPET-Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Constituição de si e formação docente reflexões (auto)biográficas de professores_Iara Batista da Silva_2023.pdf | Dissertação_PPGET_IFAM Campus Manaus Centro | 2,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.