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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Reflexões sobre política de educação escolar indígena no Município de Manaus
Autor(es): Lima, Maria do Carmo Gonzaga de
Primeiro Orientador: Maximiano, Claudina Azevedo
metadata.dc.contributor.referee1: Maximiano, Claudina Azevedo
metadata.dc.contributor.referee2: Rubim, Altaci Corrêa
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Denis
Resumo: questão da educação escolar indígena é um tema que se apresenta como um desafio na linha das políticas públicas no contexto brasileiro. Esse artigo tem como objetivo analisar essa temática tendo como referência a Secretaria de Educação do Município de Manaus (SEMED), através da Gerência de Educação Escolar Indígena (GEEI). Acentuamos ao longo do texto a efetiva participação do Movimento Indígena em Manaus, articulado a partir das aldeias e comunidades indígenas, como protagonistas do processo de efetivação da política de educação escolar indígena no município. No texto destacamos a institucionalização da educação escolar indígena através da criação da GEEI no âmbito da SEMED, assim como, a criação das categorias “Escola Indígena”, “Professor Indígena” e “Centro Municipal de Educação Escolar Indígena”.
Abstract: The issue of indigenous school education is a theme that presents itself as a challenge in the line of public policies in the Brazilian context. This article aims to analyze this theme with reference to the Education Department of the Municipality of Manaus (SEMED), through the Management of Indigenous School Education (GEEI). We emphasize throughout the text the effective participation of the Indigenous Movement in Manaus, articulated from the villages and indigenous communities, as protagonists in the process of implementing the policy of indigenous school education in the municipality. In the text we highlight the institutionalization of indigenous school education through the creation of the GEEI within the scope of SEMED, as well as the creation of the categories "Indigenous School", "Indigenous Teacher" and "Municipal Center of Indigenous School Education".
Palavras-chave: Educação; Indígena; Escola Indígena; Professor indígena; Política Pública.
Education; Indigenous; Indigenous School; Indigenous teacher; Public policy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Outro
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Outro
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Outro
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Zona Leste
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1253
Data do documento: 5-Nov-2018
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