Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1251
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A contribuição da ação Saberes Indígenas na escola para o povo Kokama em Manaus O 'olhar' de uma professora Indígena na comunidade Nova Esperança
Autor(es): Carvalho, Luiz Rodrigues Menezes de
Primeiro Orientador: Pereira, Denis da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Denis da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Ricardo Lima da
metadata.dc.contributor.referee3: Maximiano, Claudina Azevedo
Resumo: Este artigo apresenta algumas reflexões sobre o papel da política pública Saberes Indígenas na Escola (SIE), tendo por base a perspectiva de uma professora Kokama que atua na comunidade Nova Esperança na cidade de Manaus-AM. O objetivo deste trabalho foi de verificar a contribuição dos SIE na melhoria da educação escolar indígena do povo Kokama. Esta ação busca promover a formação continuada de professores da educação escolar indígena, especialmente daqueles que atuam nas séries iniciais da educação básica nas escolas indígenas. O referido projeto oferece recursos didáticos e pedagógicos que atendam às especificidades da organização comunitária. O presente texto expressa o processo de ressignificação, de reorientação que esta ação proporcionou na prática pedagógica dos professores rumo a educação intercultural, em especial ao contexto da comunidade kokama - Nova esperança. Desta forma, de acordo com a pesquisa realizada, evidenciou-se que a implementação dessa política pública foi importante visto que proporcionou um avanço na produção de materiais, suportes e nas práticas pedagógicas efetivando-se como uma política de reconhecimento nesta comunidade indígena.
Abstract: This article presents some reflections about the role of public policy SIE (Indigenous Knowledge in School), based on the perspective of teacher Kokama who works in the Nova Esperança community in the city of Manaus. The objective of this work was to verify the contribution of SIE in the improvement of indigenous school education of the Kokama people. This action seeks to promote the continuing education of indigenous school education teachers, especially those who work in the initial series of basic education in indigenous schools. This project offers didactic and pedagogical resources that meet the specificities of the community organization. The present text expresses the process of re - signification, of reorientation that this action provided in the pedagogical practice of teachers towards intercultural education, especially to the context of the Kokama community - New Hope. In this way, according to the research, it was evidenced that the implementation of this public policy was important since it provided an advance in the production of materials, supports and in the pedagogical practices, effecting as a policy of recognition in this indigenous community.
Palavras-chave: Povo Kokama; Educação Indígena; Saberes Indígenas na Escola, educação intercultural
Kokama people; Indigenous Education; Indigenous Knowledge in School, intercultural education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Outro
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Outro
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Outro
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Zona Leste
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1251
Data do documento: 5-Nov-2018
Aparece nas coleções:Monografias-DEPP



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.