Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1251
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A contribuição da ação Saberes Indígenas na escola para o povo Kokama em Manaus O 'olhar' de uma professora Indígena na comunidade Nova Esperança |
Autor(es): | Carvalho, Luiz Rodrigues Menezes de |
Primeiro Orientador: | Pereira, Denis da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pereira, Denis da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Ricardo Lima da |
metadata.dc.contributor.referee3: | Maximiano, Claudina Azevedo |
Resumo: | Este artigo apresenta algumas reflexões sobre o papel da política pública Saberes Indígenas na Escola (SIE), tendo por base a perspectiva de uma professora Kokama que atua na comunidade Nova Esperança na cidade de Manaus-AM. O objetivo deste trabalho foi de verificar a contribuição dos SIE na melhoria da educação escolar indígena do povo Kokama. Esta ação busca promover a formação continuada de professores da educação escolar indígena, especialmente daqueles que atuam nas séries iniciais da educação básica nas escolas indígenas. O referido projeto oferece recursos didáticos e pedagógicos que atendam às especificidades da organização comunitária. O presente texto expressa o processo de ressignificação, de reorientação que esta ação proporcionou na prática pedagógica dos professores rumo a educação intercultural, em especial ao contexto da comunidade kokama - Nova esperança. Desta forma, de acordo com a pesquisa realizada, evidenciou-se que a implementação dessa política pública foi importante visto que proporcionou um avanço na produção de materiais, suportes e nas práticas pedagógicas efetivando-se como uma política de reconhecimento nesta comunidade indígena. |
Abstract: | This article presents some reflections about the role of public policy SIE (Indigenous Knowledge in School), based on the perspective of teacher Kokama who works in the Nova Esperança community in the city of Manaus. The objective of this work was to verify the contribution of SIE in the improvement of indigenous school education of the Kokama people. This action seeks to promote the continuing education of indigenous school education teachers, especially those who work in the initial series of basic education in indigenous schools. This project offers didactic and pedagogical resources that meet the specificities of the community organization. The present text expresses the process of re - signification, of reorientation that this action provided in the pedagogical practice of teachers towards intercultural education, especially to the context of the Kokama community - New Hope. In this way, according to the research, it was evidenced that the implementation of this public policy was important since it provided an advance in the production of materials, supports and in the pedagogical practices, effecting as a policy of recognition in this indigenous community. |
Palavras-chave: | Povo Kokama; Educação Indígena; Saberes Indígenas na Escola, educação intercultural Kokama people; Indigenous Education; Indigenous Knowledge in School, intercultural education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Outro Instituto Federal do Amazonas IFAM Outro Instituto Federal do Amazonas IFAM Outro |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Zona Leste |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1251 |
Data do documento: | 5-Nov-2018 |
Aparece nas coleções: | Monografias-DEPP |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A CONTRIBUIÇÃO DA AÇÃO SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA PARA O POVO KOKAMA EM MANAUS O ‘OLHAR’ DE UMA PROFESSORA INDÍGENA NA COMUNIDADE NOVA ESPERANÇA - Luiz Rodrigo - DEPPA - Orientador prof Denis.doc | 164 kB | Microsoft Word | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.