Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1245
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Manutenção e instalação de computadores: uma proposta de ensino e aprendizagem na perspectiva da educação indígena
metadata.dc.creator: Andrade, Bruno da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Mourão, Andreza Bastos
metadata.dc.contributor.referee3: Frota, Vitor Bremgartner da
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa apresenta uma proposta de ensino e aprendizagem de conteúdos relacionados à manutenção e instalação de computadores. Está voltada, especialmente, para auxiliar alunos de cursos técnicos em informática, em contexto de educação indígena. Tem como objetivo potencializar o desenvolvimento de habilidades para que os estudantes possam diagnosticar problemas, identificar possíveis causas e propor soluções. Foi desenvolvida com uso da Aprendizagem Baseada em Problemas, auxiliada por um roteiro de aprendizagem, recursos visuais e digitais e uma rubrica avaliativa. A validação da proposta ocorreu por meio de um comitê Ad hoc, composto por profissionais da área de design, computação e falantes da língua indígena Nheengatu, que avaliaram a proposta quanto a sua aplicabilidade. A análise foi realizada por meio da escala Likert e uso do método de análise de conteúdo para a análise qualitativa. No processo de análise, os itens avaliados fazem referência ao design (Infografia, Tipografia, Paleta de cores e Elementos visuais); informática (aplicabilidade da proposta por meio dos roteiros de aprendizagem, resultados de aprendizagem, conteúdos abordados, tarefas e avaliação, sendo dispostos quanto à clareza e pertinência do item) e a língua indígena (escrita e elementos visuais). Quanto aos resultados, a categoria Design apresentou mais variância, sendo que os elementos infografia e tipografia foram os principais aspectos a serem ajustados na proposta. A categoria informática envolveu ajustes para a ortografia, mudanças textuais e elaboração de perguntas que estimulem o aluno à compreensão e interpretação das atividades. Por outro lado, a categoria Língua Indígena levou em conta, principalmente, a disposição de palavras de forma concisa. Por meio dessa pesquisa foi gerado um produto educacional denominado: “Manutenção e Instalação de Computadores: orientações didáticas para apoiar a aprendizagem no contexto indígena”, que tem como foco principal auxiliar professores na atuação pedagógica em disciplinas de manutenção de computadores, principalmente em contexto de ensino e aprendizagem indígena.
Abstract: This research presents a proposal for teaching and learning content related to the maintenance and installation of computers. It is aimed especially at helping students of technical courses in computer science in an indigenous context. It aims to enhance the development of skills so that students can diagnose problems, identify possible causes, and propose solutions. It was developed using the active methodology of Problem-Based Learning, aided by a learning guide, visual and digital resources, and an evaluative rubric. The proposal was validated by an Ad hoc committee, composed of professionals in the areas of design, computing, and speakers of the Nheengatu indigenous language, who evaluated the proposal for its applicability. The analysis was performed using a Likert scale and the content analysis method for qualitative analysis. In the analysis process, the items evaluated refer to the design (Infographics, Typography, Color palette and Visual elements); informatics (applicability of the proposal through the learning scripts, learning outcomes, content covered, tasks and evaluation, being arranged as to the clarity and pertinence of the item) and the indigenous language (writing and visual elements). As for the results, the Design category showed more variance, with the infographics and typography elements being the main aspects to be adjusted in the proposal. The Computer category involved adjustments for spelling, textual changes, and elaboration of questions that stimulate the student to understand and interpret the activities. The Indigenous Language category, on the other hand, took into account mainly the arrangement of words in a concise manner. Through this research it was generated an educational product called: Maintenance and Installation of Computers in an Indigenous Perspective: didactic guide for teachers", which has as its main focus to help teachers in the pedagogical performance in computer maintenance disciplines, mainly in an indigenous teaching and learning context, aiming to contribute so that students can diagnose problems, their possible causes and develop solutions.
Keywords: Ensino tecnológico
Computadores
Manutenção e instalação
Linguagem indígena
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Citation: ANDRADE, Bruno da Silva. Manutenção e instalação de computadores: uma proposta de ensino e aprendizagem na perspectiva da educação indígena. 2022. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1245
Issue Date: 16-Dec-2021
Appears in Collections:MPET-Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Manutenção e instalação de computadores: uma proposta de ensino e aprendizagem na perspectiva da educação indígena_Bruno da Silva Andrade_2022.pdfDissertação_PPGET_IFAM Campus Manaus Centro2,47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.