Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1177
Tipo: Outro
Título: Planejamento de ensino e de aula: faça o seu!
Título(s) alternativo(s): Lesson and teaching planning: do it yourself!
Autor(es): Araújo, Ana Maria Oliveira de
Mendonça, Andréa Pereira
Resumo: Este produto educacional (PE) é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), e tem como objetivo capacitar estudantes de licenciatura para a elaboração autônoma do planejamento de ensino e de aulas, subsidiado pelo planejamento reverso. Podemos entender o planejamento reverso como uma abordagem para planejar o ensino, organizado em três estágios: 1) identificar os resultados desejados; 2) determinar evidências aceitáveis; e, 3) planejar experiências de aprendizagem e instrução. O foco central do planejamento reverso é promover um ensino para a compreensão, isto é, um ensino que possibilite aos alunos realizarem conexões e organizarem seus conhecimentos de forma que dê sentido a aprendizagem. Dado que o público-alvo prioritário deste produto são os estudantes de licenciatura, portanto, aprendizes adultos, este material reúne um conjunto de recursos que os possibilitam compreender, de forma autônoma, o sentido do planejamento e a abordagem do planejamento reverso, assim como colocar em prática os conceitos na elaboração do planejamento de ensino. Em síntese, este produto foi concebido em uma perspectiva “mão na massa” para auxiliar os estudantes de licenciatura em sua aprendizagem autodirigida para elaborar, de maneira iterativa e incremental, seu planejamento de ensino. Este produto pode ser igualmente útil a professores que atuam como docentes em Cursos de Licenciatura e que desejam adotá-lo como um material didático para tratar sobre conceitos e a prática referente a elaboração do planejamento de ensino e de aulas. Também pode ser adotado por professores iniciantes e veteranos interessados no tema e que desejem elaborar seu planejamento de ensino na perspectiva do planejamento reverso.
Abstract: This educational product (PE) is the result of a research developed in the Professional Master's Course of the Postgraduate Program in Technological Teaching (PPGET), of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas (IFAM), and aims to enable undergraduate students for the autonomous elaboration of teaching and class planning, subsidized by reverse planning. We can understand reverse planning as an approach to planning teaching, organized in three stages: 1) identifying the desired outcomes; 2) determine acceptable evidence; and, 3) plan learning and instructional experiences. The central focus of reverse planning is to promote teaching for understanding, that is, teaching that allows students to make connections and organize their knowledge in a way that makes learning meaningful. Since the primary target audience for this product is undergraduate students, therefore, adult learners, this material brings together a set of resources that enable them to autonomously understand the meaning of planning and the approach to reverse planning, as well as put the concepts in practice in the elaboration of the teaching plan. In summary, this product was conceived from a “hands-on” perspective to help undergraduate students in their self-directed learning to iteratively and incrementally develop their teaching planning. This product can be equally useful to professors who work as professors in Licentiate Courses and who wish to adopt it as a teaching material to deal with concepts and practices related to the elaboration of teaching and class planning. It can also be adopted by beginning and veteran teachers interested in the subject and who wish to develop their teaching planning from the perspective of reverse planning.
Palavras-chave: Planejamento de ensino
Planejamento de aula
Planejamento reverso
Aprendizagem autodirigida
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: ARAÚJO, Ana Maria Oliveira de; MENDONÇA Andréa Pereira. Planejamento de ensino e de aula: faça o seu! 2022. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1177
Data do documento: 14-Dez-2022
Aparece nas coleções:MPET - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Planejamento de ensino e de aula faça o seu!_Ana Maria Oliveira de Araújo_2022.pdfProduto educacional_PPGET_IFAM Campus Manaus Centro75,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.