Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1165
Tipo: Dissertação
Título: Planejamento financeiro para projeto de vida: uma proposta de ensino-aprendizagem com foco em estudantes finalistas do ensino médio
Autor(es): Kettle, Luciana do Nascimento
Primeiro Orientador: Mendonça, Andréa Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Mendonça, Andréa Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Damasceno, Alexandre Vinícius Campos
Resumo: No contexto do Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular - BNCC recomenda que a escola direcione os estudantes para a construção de um Projeto de Vida, que vise o desenvolvimento pessoal e social, por meio da consolidação de conhecimentos, representações e valores que incidirão sobre seus processos de tomada de decisão ao longo da vida. Além disto, a BNCC orienta o ensino da educação financeira como tema transversal, como forma de, entre outras possibilidades, auxiliar os estudantes na elaboração de um Planejamento Financeiro que viabilize o alcance de seus sonhos e objetivos. Dada a recente implantação da BNCC para o Ensino Médio (dezembro de 2018), constatamos na literatura a necessidade de investir esforço na concepção de abordagens de ensino que promovam a convergência do Planejamento Financeiro para o Projeto de Vida. Diante dessa problemática, este trabalho de pesquisa teve por objetivo conceber uma proposta de ensino-aprendizagem para o Planejamento Financeiro com foco no Projeto de Vida dos estudantes finalistas do Ensino Médio. Esta proposta foi materializada em um portal digital, intitulado “Tô com Planos” (https://www.tocomplanos.com.br), que integra conteúdos, organizados por módulos (Trabalho e Renda, Economia e Finanças) e um processo denominado Canvas Projeto de Vida. Há ainda um guia de navegação que orienta professores e estudantes na exploração dos recursos disponíveis no portal. A pesquisa realizada é de natureza qualitativa e foi organizada em três etapas: investigação, implementação e avaliação. Essa última, foi inspirada no Método Delphi, e teve por finalidade avaliar o produto educacional à luz de duas dimensões - Resolução que o produto pode permitir e Elaboração e Síntese. A avaliação foi realizada por um comitê de especialistas composto por professores do Ensino Médio da rede pública estadual e pesquisadores. Na dimensão Resolução, que se refere ao grau em que o produto se encaixa ou atende às necessidades da situação problemática, os avaliadores indicaram concordância quanto à pertinência do produto. Na dimensão Elaboração e síntese, que se refere a quanto o produto combina um conjunto de elementos diferentes. os avaliadores também apontaram sugestões de melhoria no produto, com inclusão de alguns conteúdos e temas, os quais foram atendidos e implementados na versão final do produto. Estes resultados oferecem indicações de que o produto educacional tem potencial para contribuir para o ensino-aprendizagem do Planejamento Financeiro para o Projeto de Vida dos estudantes finalistas do Ensino Médio.
Abstract: In the context of High School, the Common National Curricular Base - BNCC recommends that the school directs students to build a Life Project, which aims at personal and social development, through the consolidation of knowledge, representations and values that will affect their decision-making processes throughout life. In addition, the BNCC guides the teaching of financial education as a cross-cutting theme, as a way to, among other possibilities, assist students in developing a Financial Planning that enables them to achieve their dreams and goals. Given the recent implementation of the BNCC for High School (December 2018), we found in the literature the need to invest effort in designing teaching approaches that promote the convergence of Financial Planning to the Life Project. Given this problematic, this research work aimed to design a teaching-learning proposal for Financial Planning with a focus on Life Project for senior high school students. This proposal was materialized in a digital portal, called "Tô com Planos" (https://www.tocomplanos.com.br), which integrates content, organized by modules (Work and Income, Economy and Finances) and a process called Life Project Canvas. There is also a navigation guide that guides teachers and students in exploring the resources available on the portal. The research is qualitative in nature and was organized in three stages: research, implementation, and evaluation. The latter was inspired in the Delphi Method, and its purpose was to evaluate the educational product in the light of two dimensions - Resolution that the product can enable and Elaboration and Synthesis. The evaluation was carried out by a committee of experts composed of high school teachers from the state public school system and researchers. In the dimension Resolution, which refers to the degree to which the product fits or meets the needs of the problematic situation, the evaluators indicated agreement about the relevance of the product. In the dimension Elaboration and synthesis, which refers to how much the product combines a set of different elements. the evaluators also pointed out suggestions for improvement in the product, with the inclusion of some contents and themes, which were attended to and implemented in the final version of the product. These results offer indications that the educational product has the potential to contribute to the teaching-learning of Financial Planning for Life Project for senior high school students.
Palavras-chave: Planejamento financeiro
Projeto de vida
Educação financeira
Ensino médio
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Citação: KETTLE, Luciana do Nascimento. Planejamento financeiro para projeto de vida: uma proposta de ensino-aprendizagem com foco em estudantes finalistas do ensino médio. 2022. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1165
Data do documento: 12-Dez-2022
Aparece nas coleções:MPET-Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Planejamento financeiro para projeto de vida_Luciana do Nascimento Kettle_2022.pdfDissertação_PPGET_IFAM Campus Manaus Centro6,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.