Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1141
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Capacitação de alunos de escolas públicas para desenvolvimento de aplicativos para IOS |
Autor(es): | Santos, Gabriel Felipe Batista dos |
Primeiro Orientador: | Frota, Vitor Bremgartner da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Frota, Vitor Bremgartner da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Fernandes, Priscila Silva |
metadata.dc.contributor.referee3: | Santos, Alyson de Jesus dos |
Resumo: | Existem muitos cursos de programação presentes no mercado para o público jovem. Porém a maioria dos cursos são básicos, utilizando softwares que não são usados no mercado de trabalho e com conteúdo ínfimo que não prepara o estudante para trabalhar no mercado. O objetivo do presente trabalho é investigar de que forma a cultura maker aliada com a plataforma de desenvolvimento Xcode pode facilitar o processo de ensino-aprendizagem da matéria de programação e preparar o estudante para o mercado de trabalho. Como estudo de caso para aplicar a cultura maker no ensino de programação, criamos um curso de programação com metodologia ativa, onde em cada aula era proposto aos alunos o desafio de desenvolverem um aplicativo com os conhecimentos recém adquiridos. Participaram desse curso 40 alunos de primeiro ano do ensino médio de três escolas públicas. Em seguida, todos os alunos assistiram um total de 20 aulas, além de horas extras para desenvolverem os projetos propostos. No final, 35 alunos terminaram o curso e desenvolveram 19 aplicativos, onde 12 aplicativos estão na Apple Store, o que mostra a viabilidade da proposta. |
Abstract: | There are many programming courses on the market for young people. However, most courses are basic, using software that is not used in the job market and with minimal contente does not prepare the student to work in the market. The objective of this work is to investigate how the maker culture combined with the Xcode development platform can facilitate the teaching-learning processo f programming and prepare students for the job market. As a case study to apply the maker culture in programming teaching, we created a programming course with an active methodology, where in each class the students were proposed the challenge of developing an application with the newly acquired knowledge. Forty first-year high school students from three public schools participated in this course. Then, all students attended a total of 20 classes, in addition to overtime to develop the proposed projects. In the end, 35 students completed the course and developed 19 applications, 12 of which are on the Apple Store, which shows the viability of the proposal. |
Palavras-chave: | Curso de programação Cultura Maker Aprendizagem ativa Ensino Médio |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Engenharia de Controle e Automação Instituto Federal do Amazonas IFAM Engenharia de Controle e Automação Instituto Federal do Amazonas IFAM Engenharia de Controle e Automação |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Distrito |
Citação: | Santos, Gabriel Felipe Batista dos. Capacitação de alunos de escolas públicas para desenvolvimento de aplicativos para IOS. 2023. 49f. Monografia ( Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Distrito Industrial, Manaus, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1141 |
Data do documento: | 15-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | Monografia_Cont_Automação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Capacitação de alunos de escolas públicas para desenvolvimento de aplicativos para IOS_Santos_2023.pdf.pdf | Monografia_Controle e Automação - IFAM Campus Manaus Distrito Industrial | 907,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.