Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1122
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Como me tornei professora de física
Autor(es): Almeida Filha, Agostinha Reis de
Primeiro Orientador: Gonzaga, Amarildo Menezes
metadata.dc.contributor.referee1: Gonzaga, Amarildo Menezes
metadata.dc.contributor.referee2: Paes, Lucilene da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Ponciano, Nilton Paulo
Resumo: Este trabalho traz em sua composição textual, minha história de vida, por meio de uma narrativa autobiográfica com o propósito de promover uma análise reflexiva sobre o vivido e o aprendido desde a infância até a formação acadêmica, de modo que essa experiência se torne uma ferramenta de pesquisa na busca pelo crescimento como futuro profissional da educação. O trabalho discorre primeiramente sobre minha trajetória na infância, trazendo as dificuldades de cunho econômico, mas principalmente, os desafios enfrentados no processo de escolarização. A busca por uma vida melhor me fizeram sair de casa quando ainda criança à procura de melhores condições de estudo no intuito de melhorar meus conhecimentos básicos que me proporcionaram a chegada até minha formação como professora de Física. Trago também neste trabalho toda minha experiência durante os estágios nas escolas como sendo meu primeiro contato com a realidade das escolas públicas e das salas de aula por onde realizei minhas atividades. Por fim, elenco os principais desafios e possibilidades que permearam todo meu processo de formação, principalmente durante as práticas nos estágios e que por observação, baseada em minha própria trajetória escolar, nos teóricos aqui apresentados e nas experiências de sala de aula com os estágios me acompanharão ao longo da caminhada docente.
Abstract: This work brings in its textual composition my life story through an autobiographical narrative with the purpose of promoting a reflective analysis of the lived and learned from childhood to academic formation, so that this experience becomes a research tool. In the pursuit of growth as a future professional education. The paper first discusses my career in childhood, bringing the difficulties of economic nature, but mainly the challenges faced in the schooling process. The search for a better life made me leave home as a child looking for better conditions of study in order to improve my basic knowledge that allowed me to get to my background as a Physics teacher. I also bring in this work all my experience during the internships in schools as my first contact with the reality of the public schools and classrooms where I performed my activities. Finally I list the main challenges and possibilities that permeated my whole process of formation mainly during the internship practices and that by observation, based on my own school trajectory, the theorists presented here and the classroom experiences with internships will accompany me throughout from the teaching walk.
Palavras-chave: Física - ensino
Autobiografia
Narrativas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Física
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Física
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Física
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: ALMEIDA FILHA, Agostinha Reis de. Como me tornei professora de física. 2019. 60 p. Monografia (Licenciatura em Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1122
Data do documento: 15-Dez-2019
Aparece nas coleções:Monografia_Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Como me tornei professora de física_Almeida Filha_2019.pdfMonografia_Licenciatura em Física_IFAM-Campus Manaus Centro1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.