Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1121
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Proposta metodológica para o processo de ensino e aprendizagem do conceito de espelhos esféricos através de materiais didáticos adaptados táteis para discentes com deficiência visual
Autor(es): Souza, Flaviane Cristine Santos de
Primeiro Orientador: Santos, Francisco das Chagas Mendes dos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Francisco das Chagas Mendes dos
metadata.dc.contributor.referee2: Lira, Antonio da Fonseca de
metadata.dc.contributor.referee3: Herculano, Ricardo de Almeida
Resumo: O presente trabalho tem como proposta contribuir com a elaboração de materiais didáticos alternativos no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos físicos. A ideia surgiu dos resultados da análise das pesquisas que apontam uma lacuna de materiais inclusivos nesse processo de ensino-aprendizagem para deficientes visuais. Na tentativa de preencher tal lacuna, propõem-se a elaboração de materiais adaptados táteis para o ensino de espelhos esféricos, como uma ferramenta pedagógica com potencial de baixo custo, dependendo dos materiais que se utiliza, para amenizar as dificuldades de aprendizagem dos deficientes visuais. Busca-se, assim, por meio desses materiais propor a criação de materiais alternativos inclusivos, para a explicação conceitual dos fenômenos Físicos que nos livros didáticos são meramente ilustrativos. Objetiva-se elaborar materiais que proporcionem aos estudantes acessar figuras ilustrativas por meios táteis que possibilitem a compreensão dos fenômenos a nossa volta para diversos públicos. Resultados importantes da proposta para o processo de ensino-aprendizagem através do uso de materiais táteis são: (i) Incluir pessoas com deficiência visual; (ii) Possibilitar pela percepção a extração de características e propriedades dos objetos fenomênicos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem; (iii) Oportunizar a construção de conceitos envolvidos no fenômeno Físico; (iv) Promover efetivamente a construção de esquemas mentais sólidos em função do uso de materiais concreto.
Abstract: The present work aims to contribute with the elaboration of alternative didactic materials in the teaching-learning process of the physical concepts. The idea arose from the results of the analysis of the researches that point out a lack of inclusive materials in the teaching-learning process for the visually impaired. In an attempt to fill this gap, it is proposed to elaborate tactile adapted materials for the teaching of spherical mirrors, as a pedagogic tool with a low cost potential, depending on the materials used, in order to alleviate the learning difficulties of the visually impaired. Thus, through these materials, we propose the creation of alternative inclusive materials for the conceptual explanation of the Physical phenomena which in textbooks are merely illustrative. The objective is to develop materials that give students access to illustrative figures by tactile means that make possible the understanding of the phenomena around us for different audiences. Important results of the proposal for teaching-learning process through the use of tactile materials are: (i) Include people with visual impairment; (ii) Perceive the perception of the characteristics and properties of the phenomenological objects involved in the teaching-learning process; (iii) Opportunist the construction of concepts involved in the Physical phenomenon; (iv) To effectively promote the construction of solid mental schemes based on the use of concrete materials.
Palavras-chave: Física - ensino
Deficiência visual
Materiais táteis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Física
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Física
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Física
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: SOUZA, Flaviane Cristine Santos de. Proposta metodológica para o processo de ensino e aprendizagem do conceito de espelhos esféricos através de materiais didáticos adaptados táteis para discentes com deficiência visual. 2018. 67 p. Monografia (Licenciatura em Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1121
Data do documento: 19-Jun-2018
Aparece nas coleções:Monografia_Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Proposta metodológica para o processo de ensino e aprendizagem do conceito de espelhos esféricos através de materiais didáticos adaptados táteis para discentes com deficiência visual_Souza_2018.pdfMonografia_Licenciatura em Física_IFAM-Campus Manaus Centro728,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.