Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1104
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Percepções de alunos do ensino médio quanto aos conceitos fundamentais da genética básica: um estudo de caso
Autor(es): Lopes, Karoline Duarte
Primeiro Orientador: Silva, Cirlande Cabral da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Cirlande Cabral da
metadata.dc.contributor.referee2: Campos, Jose Galucio
metadata.dc.contributor.referee3: Ferreira , Danielle Cristina Oliveira
Resumo: Embora se saiba a importância que se permeia o aprendizado de Genética para a vida acadêmica e pessoal de cada aluno, o presente trabalho buscou saber, através do estudo de caso, se os estudantes têm noção de tal relevância. Portanto, o problema científico investigado teve como objetivo geral compreender as percepções dos conceitos fundamentais da genética por estudantes do Ensino Médio. Buscou-se investigar as percepções de conceitos fundamentais da Genética Básica por estudantes do Ensino Médio, entender quais as dificuldades apontadas por eles em aprender este conteúdo e também proporcionar uma estratégia de aprendizagem que supere o ensino tradicional e facilite o estudo dos conceitos básicos em Genética. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Manaus/AM com alunos de duas turmas de segundo ano do Ensino Médio. As informações foram obtidas por meio de observações direta e participante, questionários e entrevistas. Estes dados foram analisados qualitativamente segundo as orientações da análise textual discursiva. As conclusões apontam que muitas vezes o ensino abordado em sala de aula prima apenas pela memorização de conceitos, perdendo assim a contextualização dos conceitos e sem o esclarecimento de que a genética é uma ciência que envolve o cotidiano de cada indivíduo. Notou-se que os alunos tem a percepção de que a genética é difícil demais para compreendê-la, devido ao vasto vocabulário que envolve a matéria, não veem sentido em estudar a disciplina, exceto para conseguirem a aprovação no vestibular e por isso, são desinteressados na maioria das vezes. Umas das possibilidades de mudança desta situação é a aula expositiva dialogada que é uma estratégia que vem sendo sugerida para superar o ensino tradicional, por promover a participação e o envolvimento dos alunos no tema exposto.
Abstract: Although it is known the importance that permeates the genetics of learning for academic and personal life of each student, this study sought to know, through the case study, if students are aware of such relevance. Therefore, the scientific problem investigated aimed to know the perceptions of the fundamental concepts of genetics for high school students. He sought to understand what the difficulties pointed out by them in learning this content and also provide a learning strategy that overcomes the traditional teaching and facilitating the study of the basic concepts in genetics. The research was developed at a school teaching the public network in the city of Manaus / AM with students from two classes of second year of high school. The information was obtained through direct observation and participant questionnaires and interviews. These data were analyzed qualitatively according to the guidelines of discursive textual analysis. The findings show that often the teaching addressed in the classroom material only by memorizing concepts, thus losing the context of the concepts and without clarifying that genetics is a science that involves the everyday life of each individual. It was noted that students have the perception that genetics is too hard to understand it, because of the large vocabulary surrounding the matter, do not see sense in studying the subject, except to get approval in the vestibular and are therefore uninterested in most cases. One of the possibilities for change in this situation is the dialogue-based lecture which is a strategy that has been suggested to overcome the traditional teaching, to promote the participation and involvement of students on the above subject.
Palavras-chave: Genética - ensino
Aula expositiva
Biologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: LOPES, Karoline Duarte. Percepções de alunos do ensino médio quanto aos conceitos fundamentais da genética básica: um estudo de caso. 2016. 106 p. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1104
Data do documento: 19-Dez-2016
Aparece nas coleções:Monografia_Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Percepções de alunos do ensino médio quanto aos conceitos fundamentais da genética básica: um estudo de caso_Lopes_2016.pdfMonografia_Licenciatura em Ciências Biológicas_IFAM-Campus Manaus Centro1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.