Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1103
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Iniciação à docência no IFAM: contribuições do PIBID para a formação docente em ensino de ciências
Autor(es): Tanaka, Ana Lúcia Drumond
Primeiro Orientador: Anic, Cinara Calvi
metadata.dc.contributor.referee1: Anic, Cinara Calvi
metadata.dc.contributor.referee2: Paes, Lucilene da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Janari Rui Negreiros da
Resumo: A formação de professores é uma abordagem recorrente em produções e debates acadêmicos. Na busca pela qualidade na formação docente, novos caminhos tem sido trilhados por instituições acadêmicas. Sob essa perspectiva, o Ministério da Educação criou, em 2007, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Esse Programa concede bolsas a estudantes de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvida por Instituições de Ensino Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Em função da importância do Programa que, em 2013, com a alteração da LDB, passou a ser considerado no país um programa de Política Pública, o trabalho que segue objetivou identificar suas contribuições para a formação inicial docente a partir da percepção de licenciandos bolsistas do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). A pesquisa realizada apresenta abordagem qualitativa cuja coleta de dados baseou-se em dois instrumentos: aplicação de questionário e pesquisa documental sobre o PIBID-IFAM. Os questionários foram aplicados a 15 bolsistas de iniciação à docência do IFAM, no ano de 2013, licenciandos em Química e Ciências Biológicas. A pesquisa documental baseou-se nos seguintes documentos: o primeiro edital da CAPES de convocação de seleção pública do PIBID (Edital MEC/CAPES/FNDE nº 01/2007), o projeto institucional do PIBID/IFAM e a base legal do PIBID por meio da LDB nº 9.394/1996, o Decreto nº 7.219/2010 e a Lei nº 12.796/2013. A análise dos resultados aponta para a real potencialidade do PIBID, à nível institucional, corroborando suas contribuições para a formação inicial de licenciandos e a valorização da profissão docente na Educação Básica da rede pública de ensino. Além disso, percebeu-se que o Programa contribui de forma representativa para a construção dos saberes docentes e a formação do professor pesquisador, tanto na formação inicial de licenciandos, quanto na formação continuada, visto que professores da Educação Básica, participantes do Programa, vivenciam momentos de reflexão sobre sua prática e a prática de seus alunos, o que desencadeia a melhoria nas práticas pedagógicas docentes.
Abstract: Teacher training is a recurring approach in production and academic debates. In the quest for quality in teacher training, new ground has been trodden by academic institutions. From this perspective, the Ministry of Education created in 2007, the Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching (PIBID). This program provides scholarships for undergraduate students participating initiation of projects to teaching developed by higher education institutions (HEIs) in partnership with basic education schools in the public school system. Due to the importance of that program in 2013, with the change in LDB, was regarded as the country has a Public Policy program, the work that follows aimed to identify its contributions to initial teacher training from the perception of undergraduate fellows program of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas (IFAM). The survey presents qualitative approach which data collection was based on two instruments: a questionnaire and documentary research on the PIBID-IFAM. Questionnaires were administered to 15 fellows from initiation to teaching the IFAM in the year 2013, undergraduate in Chemistry and Biological Sciences. The documentary research was based on the following documents: the first notice of CAPES public selection convening of PIBID (Notice MEC / CAPES / FNDE No. 01/2007), the institutional design PIBID / IFAM and the legal basis of PIBID through LDB No. 9.394 / 1996, Decree No. 7.219 / 2010 and Law No. 12.796 / 2013. The analysis points to the real potential of PIBID, institutional level, confirming their contributions to the initial training of undergraduate and appreciation of the teaching profession in the Basic Education of the public school system. In addition, it was noted that the Programme contributes in a representative way for the construction of teaching knowledge and training of research professor, both in the initial training of undergraduates, and in continuing education, as teachers of basic education, participants of the program, experience moments of reflection about their practice and the practice of their students, which triggers improvements in pedagogical teaching practices.
Palavras-chave: Biologia - ensino
Formação docente
PIBID
Politica pública
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: TANAKA, Ana Lúcia Drumond. Iniciação à docência no IFAM: contribuições do PIBID para a formação docente em ensino de ciências. 2016. 107 p. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1103
Data do documento: 25-Jan-2016
Aparece nas coleções:Monografia_Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Iniciação à docência no IFAM: contribuições do PIBID para a formação docente em ensino de ciências_Tanaka_2016.pdfMonografia_Licenciatura em Ciências Biológicas_IFAM-Campus Manaus Centro984,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.