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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Espaço não-formal: uma proposta de ensino para a formação de um cidadão socioambiental
Autor(es): Queiroz, Larissa Lima de
Primeiro Orientador: Machado, Ana Lucia Soares
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Paes, Lucilene da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Machado, Ana Lucia Soares
Resumo: A Biologia é uma disciplina essencial para se entender os ecossistemas, como são alterados e de que maneira essas alterações interferem no meio ambiente, O desafio do ensino de Biologia em desenvolver a capacidade de pensar lógica e criticamente, dificilmente é alcançado uma vez que, na prática de sala de aula, a realidade encontrada é de um ensino diretivo, autoritário e cercado de falta de interesse em realizar algo diferente por parte dos alunos e também de professores, logo o que se observa é apenas a transmissão de conhecimentos. Espaços não-formais têm se constituído como campo para diversas pesquisas em educação que buscam compreender principalmente as relações entre os espaços não-formais e a Educação formal no Brasil. Museus, zoológicos, dentre outros têm sido estudados, em parceria com escolas como locais favoráveis à realização de projetos de Educação Ambiental, e os museus e centros de ciências têm recebido grande atenção dos pesquisadores pela potencialidade de envolvimento da comunidade escolar com a cultura científica. Diante disso, este trabalho teve como objetivo desenvolver e analisar uma atividade prática em espaço não-formal afim de contribuir com a formação de cidadãos socioambientais. A metodologia aplicada foi uma adaptação da pesquisa-ação baseada no ciclo básico da investigação-ação que possui quatro fases, planejar, implementar, descrever e avaliar. A pesquisa foi realizada com quatro turmas do 2° ano do ensino médio integrado ao técnico de um Instituto Federal. Os resultados encontrados mostraram-se significativos na aprendizagem dos alunos, pois a atividade proporcionou uma nova abordagem que possibilitou criar uma relação mais próxima entre os alunos e o ensino da Biologia, que intensificou o contato entre os alunos e a natureza, despertou a consciência ambiental e novas atitudes em relação ao ambiente e aos organismos estudados, de forma a desenvolver uma conduta sustentável.
Abstract: Biology is an essential discipline for understanding ecosystems, as they are changed and how these changes affect the environment, the challenge Biology teaching to develop the ability to think logically and critically, is hardly achieved since the practice of the classroom, the reality found is of a governing teaching, authoritative and surrounded by lack of interest in doing something different from the students as well as teachers, so what we see is only the transmission of knowledge. Non-formal spaces have been constituted as a field for various research in education that seek mainly to understand the relationships between non-formal spaces and formal education in Brazil. Museums, zoos, and others have been studied, in partnership with schools as places conducive to the realization of environmental education projects, and museums and science centers have received the attention of researchers for involvement of the school community capability with the scientific culture. Thus, this study aimed to develop and analyze a practical activity in non-formal space in order to contribute to the formation of environmental citizens. The methodology used was a research-action adaptation based on the basic cycle of research-action that has four stages, plan, implement, describe and evaluate. The survey was conducted with four groups of the 2nd year of high school to technical built a Federal Institute. The results were significant in student learning because the activity has provided a new approach that made it possible to create a closer relationship between the students and the teaching of biology, which intensified the contact between students and nature, awakened environmental awareness and new attitudes towards the environment and the organisms studied in order to develop a sustainable conduct.
Palavras-chave: Educação ambiental
Artrópodes
Espaços não formais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: QUEIROZ, Larissa Lima de. Espaço não-formal: uma proposta de ensino para a formação de um cidadão socioambiental. 2016. 69 p. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1098
Data do documento: 19-Dez-2016
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