Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1080
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mello, Maria Stela de Vasconcelos Nunes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2805649897134729pt_BR
dc.contributor.referee1Mello, Maria Stela de Vasconcelos Nunes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2805649897134729pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Janari Rui Negreiros da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2785071645616428pt_BR
dc.contributor.referee3Alves, Edilson Gomes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0914810895785401pt_BR
dc.creatorSilva, Giselle de Melo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3948502581977327pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-30T16:21:17Z-
dc.date.available2022-11-30-
dc.date.available2022-11-30T16:21:17Z-
dc.date.issued2016-01-13-
dc.identifier.citationSILVA, Giselle de Melo. Evasão nos cursos de licenciatura em física e matemática do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas – Campus Manaus Centro. 2016. 62 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1080-
dc.description.abstractThe research presents a survey conducted at the Federal Institute of Education Science and Technology Amazon - Manaus Campus Center that aimed to point out the main cause of evasion in degree courses in Physics and Mathematics. Know the reasons for the dropout of students in higher courses in mathematics and physics from the Federal Institute of Amazonas. Producing a theoretical framework that addresses issues such as the historical and contemporary context of higher education, as well as focus on developing a system for identification and analysis of student output of conditioning factors in higher level courses mentioned. The work employ as approach, qualitative, as such was the ideal choice to understand the nature of a social phenomenon, studied in this work with the intention of building an interpretive result, defining a problem, with bases in relations found, and also the research used descriptive and exploratory methodological perspective, in trying to understand the reality of the issue in order to understand why the evasion. To illustrate the application of the technique, we employed data from all students entering higher education in mathematics and Amazonas Federal Institute Physics - IFAM in the 2009 period up to 2012. The results indicate some factors that would have adversely influenced the avoidance of phenomena these students.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa apresenta um levantamento realizado no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Manaus Centro que teve como objetivo apontar as principais causa de evasão nos cursos de Licenciatura em Física e Matemática. Conhecer os motivos da evasão dos alunos dos cursos superior de Matemática e de Física do Instituto Federal do Amazonas. Produzindo uma fundamentação teórica que aborda temas como o contexto histórico e contemporâneo da educação superior, assim como o foco no desenvolvimento de uma sistemática para identificação e análise dos fatores condicionantes da saída de estudantes nos cursos de nível superior citados. O trabalho empregam como abordagem, qualitativa, pois esse tipo foi a opção ideal para entender a natureza de um fenômeno social, estudado no presente trabalho com a intenção de construir um resultado interpretativo, delimitando um problema, com bases nas relações encontradas, e também a pesquisa utilizou-se da perspectiva metodológica descritiva e exploratória, na tentativa de entender a realidade da problemática em questão para entender o porquê da evasão. Para ilustrar a aplicação da técnica, foram empregados dados de todos os alunos ingressantes no cursos superiores de Matemática e de Física do Instituto federal do Amazonas – IFAM no periodo de 2009 até 2012. Os resultados apontam alguns fatores que teriam influenciado adversamente os fenômenos da evasão desses alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2022-11-30T16:21:17Z No. of bitstreams: 1 Giselle de Melo Silva_ Evasao nos cursos de licenciatura em Fisica e Matematica.pdf: 593239 bytes, checksum: d3ff3ecf03240611146993c59af68ee5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-30T16:21:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Giselle de Melo Silva_ Evasao nos cursos de licenciatura em Fisica e Matematica.pdf: 593239 bytes, checksum: d3ff3ecf03240611146993c59af68ee5 (MD5) Previous issue date: 2016-01-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectFísica - cursopt_BR
dc.subjectMatemática - cursopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEvasão nos cursos de licenciatura em física e matemática do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas – Campus Manaus Centropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Monografia_Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Evasão nos cursos de licenciatura em física e matemática do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas – Campus Manaus Centro_Silva_2016.pdfMonografia_Licenciatura em Ciências Biológicas_IFAM-Campus Manaus Centro579,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.