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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Ensinando parasitoses com uso de fábulas
metadata.dc.creator: Gomes, Eline Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Anic, Cinara Calvi
metadata.dc.contributor.referee1: Anic, Cinara Calvi
metadata.dc.contributor.referee3: Paes, Lucilene da Silva
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem como objetivo verificar as contribuições trazidas pelo uso de fábulas no ensino de doenças parasitárias, investigando seu uso como material didático alternativo potencial para favorecer a contextualização dos conteúdos estudados. Assim, o processo contou com a construção de uma sequência didática envolvendo o uso de fábulas abordando os três diferentes tipos de conteúdo educacionais, o conceitual, o procedimental e o atitudinal, além disso, se articula em fundamentos do Alinhamento Construtivo e Taxonomia SOLO. A sequência didática incluindo o uso de fábulas foi construída devido a observação da falta de contextualização dos conteúdos de ciências e Biologia na Educação Básica, constituindo-se, portando, como uma ferramenta didática alternativa para a abordagem do tema “doenças parasitárias”. O estudo ocorreu em uma escola pública da Região Centro-Oeste de Manaus, em uma turma de Ensino Médio Noturno. A sequência didática foi desenvolvida em cinco momentos, com uso de roteiros didáticos, textos didáticos e vídeos, para que fosse possível a compreensão das principais características das doenças abordadas, integrando os objetivos de aprendizagem, às atividades desenvolvidas e à avalição, de forma alinhada. A sequência mostrou-se efetiva para o ensino de doenças parasitárias tendo em vista o aprendizado dos alunos, em nível conceitual, ao apresentarem mudanças conceituais tanto no aspecto quantitativo, quanto no qualitativo das respostas, de acordo com a Taxonomia SOLO, verificado ao final das atividades. Além de mudanças positivas em relação aos conteúdos de natureza atitudinal, em relação ao maior cuidado com a saúde relatado após a construção do conhecimento sobre as doenças parasitárias. Portanto, o uso de fábulas se mostrou assertivo quanto à contextualização dos temas estudados, proporcionando um meio alternativo para que os alunos pudessem relacionar os conteúdos à narrativa e assim construir o conhecimento sob uma perspectiva diferenciada daquela vinculada apenas à linguagem dos textos didáticos.
Abstract: The present research has as objective to verify the contributions brought by the use of fables in the teaching of parasitic diseases, investigating their use as alternative didactic material to favor the contextualization of the studied contents. Thus, the process involved the construction of a didactic sequence involving the use of fables addressing the three different types of educational content, conceptual, procedural and attitudinal, in addition, it is articulated in the fundamentals of Constructive Alignment and SOLO Taxonomy. The didactic sequence including the use of fables was constructed due to the observation of the lack of contextualization of the contents of sciences and Biology in Basic Education, constituting, as an alternative didactic tool to approach the theme "parasitic diseases". The study was carried out in a public school in the Center-West Region of Manaus, in a high school night class. The didactic sequence was developed in five moments, using didactic scripts, didactic texts and videos, so that it was possible to understand the main characteristics of the diseases addressed, integrating the learning objectives, the activities developed and the evaluation, in an aligned way. The sequence proved to be effective for the teaching of parasitic diseases, in order to present conceptual changes in both the quantitative and qualitative aspects of the responses, according to the SOLO Taxonomy, verified at the end of the activities. In addition to positive changes in relation to contents of an attitudinal nature, in relation to greater health care reported after the construction of knowledge about parasitic diseases. Therefore, the use of fables proved to be assertive regarding the contextualization of the studied subjects, providing an alternative way for the students to relate the contents to the narrative and thus build the knowledge from a perspective differentiated from that linked only to the language of didactic texts.
Keywords: Biologia
Doenças parasitárias
Sequência didática
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citation: GOMES, Eline Souza. Ensinando parasitoses com uso de fábulas. 2017. 93 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1064
Issue Date: 14-Dec-2017
Appears in Collections:Monografia_Biologia

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