Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1062
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Reflexão de professores da educação básica acerca da avaliação da aprendizagem
Autor(es): Oliveira, Thamela Mariza Menezes
Primeiro Orientador: Anic, Cinara Calvi
metadata.dc.contributor.referee1: Anic, Cinara Calvi
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Tania Midian Freitas de
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Fernanda Rebeca Araújo da
Resumo: A avaliação da aprendizagem tem papel essencial dentro da sala de aula. É a partir de seus resultados que os professores têm ciência dos pontos fortes e fracos dos alunos podendo assim, promover ações para suprir as dificuldades enfrentadas por eles. Por isso, torna-se fundamental que professores tenham em mente a real função da avaliação em seu processo pedagógico. Este trabalho teve como objetivo compreender as concepções de professores da educação básica a respeito da avaliação da aprendizagem. O tema surgiu diante da observação participante realizada no estágio supervisionado III, durante o 7º período do curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, onde as práticas avaliativas dos professores nos chamaram atenção, fazendo com que nos questionássemos como eles entendiam o processo de avaliação. Para tanto, como instrumentos de coleta de dados, foram utilizadas entrevista, realizada com 6 professores do ensino básico de 4 escolas públicas de Manaus, além também observação participante. Os resultados mostraram que a visão dos colaboradores da pesquisa sobre a avaliação da aprendizagem é heterogênea, onde identificam-se diferentes concepções, instrumentos utilizados para avaliar os alunos e, até mesmo algumas dificuldades enfrentadas no dia a dia na sala de aula, as quais dificultam e impõem diferentes características ao processo avaliativo de cada colaborador, o que torna cada fala singular. Dessa maneira, compreender a concepção de professores acerca da avaliação é fundamental para que possamos compreender suas práticas, seus processos de formação e sabermos um pouco sobre suas experiências vividas com relação a avaliação, assim como possibilitar aos professores a partir de suas falas, refletirem sobre suas práticas.
Abstract: Assessment of learning plays an essential role in the classroom. It is from their results that the teachers are aware of the strengths and weaknesses of the students and can thus promote actions to overcome the difficulties faced by them. Therefore, it is fundamental that teachers have in mind the real function of evaluation in their pedagogical process. This work aimed to understand the conceptions of teachers of basic education regarding the evaluation of learning. The theme arose from the participant observation carried out in supervised stage III, during the 7th period of the Biological Sciences course of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas (IFAM), where the evaluative practices of the teachers called attention to us, making us how they understood the evaluation process. To do so, as instruments of data collection, an interview was used, carried out with 6 elementary school teachers from 4 public schools in Manaus, as well as participant observation. The results showed that the view of the research collaborators on the evaluation of learning is heterogeneous, where different conceptions, instruments used to evaluate the students, and even some difficulties faced in the day-to-day life in the classroom are identified, which make it difficult and impose different characteristics on the evaluation process of each collaborator, which makes each speech unique. In this way, understanding teachers' conception about assessment is fundamental so that we can understand their practices, their training processes and know a little about their experiences with evaluation, as well as enable teachers from their speeches to reflect on practices.
Palavras-chave: Avaliação de aprendizagem
Concepção de professores
Praticas avaliativas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: OLIVEIRA, Thamela Mariza Menezes. Reflexão de professores da educação básica acerca da avaliação da aprendizagem. 2017. 67 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1062
Data do documento: 11-Dez-2017
Aparece nas coleções:Monografia_Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reflexão de professores da educação básica acerca da avaliação da aprendizagem_Oliveira_2017.pdfMonografia_Licenciatura em Ciências Biológicas_IFAM-Campus Manaus Centro1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.