Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1059
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Recursos didáticos alternativos para o ensino de zoologia dos vertebrados |
Autor(es): | Almeida, Érica Freitas de |
Primeiro Orientador: | Aquino, Soraya Farias |
metadata.dc.contributor.referee1: | Aquino, Soraya Farias |
metadata.dc.contributor.referee2: | Enriconi, Adriana |
metadata.dc.contributor.referee3: | Souza, Heliamara Paixão de |
Resumo: | O presente trabalho relata uma pesquisa realizada em duas escolas públicas da cidade de Manaus, com o objetivo de utilizar recursos didáticos alternativos no ensino de Zoologia dos Vertebrados. Os recursos didáticos aplicados foram um jogo chamado “Baralho dos Vertebrados” e paródias elaboradas pelos próprios alunos. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 7º ano do ensino fundamental, no qual aplicamos o jogo didático, e do 3º ano do ensino médio, no qual utilizamos as paródias, durante as aulas de ciências e biologia. No decorrer do estudo foram seguidas as seguintes etapas: 1º) observação do ambiente da sala de aula; 2º) aplicação de questionário diagnóstico; 3º) utilização dos recursos didáticos alternativos; 4º) aplicação de questionário para avaliar os resultados obtidos com a utilização dos recursos. Constatamos a possibilidade de trabalhar um assunto extenso, como a Zoologia dos Vertebrados, de uma forma diferente atraindo a atenção do aluno, mesmo em escolas que não possuem recursos, nem uma boa estrutura. |
Abstract: | The present work reports a research carried out in two public schools of the city of Manaus, with the purpose of using alternative didactic resources in the teaching of Vertebrate Zoology. The applied didactic resources were a game called "Deck of the Vertebrates" and parodies elaborated by the own students. The research was developed with 7th grade students, in which we applied the didactic game, and the 3rd year of high school, in which we used the parodies, during science and biology classes. During the study, the following steps were followed: 1) observation of the classroom environment; 2) application of a diagnostic questionnaire; 3) use of alternative teaching resources; 4) application of a questionnaire to evaluate the results obtained with the use of resources. We found the possibility of working on an extensive subject, such as Vertebrate Zoology, in a different way attracting the attention of the student, even in schools that do not have resources, nor a good structure. |
Palavras-chave: | Zoologia Biologia - ensino Recurso didático |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
Citação: | ALMEIDA, Érica Freitas de. Recursos didáticos alternativos para o ensino de zoologia dos vertebrados. 2017. 56 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1059 |
Data do documento: | 28-Jun-2017 |
Aparece nas coleções: | Monografia_Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Recursos didáticos alternativos para o ensino de zoologia dos vertebrados_Almeida_2017.pdf | Monografia_Licenciatura em Ciências Biológicas_IFAM-Campus Manaus Centro | 2,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.