Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1058
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino sobre drogas no ensino médio: reflexões e desafios
Autor(es): Passos, Fernanda Silva dos
Primeiro Orientador: Silva, Janari Rui Negreiros da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Janari Rui Negreiros da
metadata.dc.contributor.referee2: Enriconi, Adriana
metadata.dc.contributor.referee3: Magalhães, Ioná Pereira
Resumo: O presente estudo tem como tema central o ensino sobre as drogas no ensino médio a partir do desenvolvimento de uma sequência didática consubstanciada em Antoni Zabala (1998). Logo, a intervenção didática proposta tem como objetivo compreender as concepções dos estudantes do ensino médio acerca das drogas lícitas e ilícitas. Neste sentido, desenvolveu-se um plano de aula com o tema “Drogas” a partir da unidade didática dois do referido autor. O estudo foi desenvolvido em uma escola localizada na zona norte de Manaus, com alunos de três turmas do 3º ano do ensino médio no ano de 2015. O estudo utiliza-se da abordagem qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se a observação participante registrado no relatório final do estágio supervisionado, a aplicação de um questionário e do debate realizado no quarto momento da sequência didática. Constatou-se que 63% dos alunos já tiveram contato alguma vez na vida com algum tipo de droga seja lícita ou ilícita. A unidade didática proposta por Zabala (1998) possibilitou ampliar o desenvolvimento dos conhecimentos científicos acerca da temática proposta, apontando possibilidade no ensino de biologia que superasse as abordagens com foco na memorização e reprodução de conhecimento, mas comprometida com a formação social dos indivíduos.
Abstract: The present study has as its central theme the teaching on drugs in high school, based on the development of a didactic sequence embodied in Antoni Zabala (1998). Therefore, the proposed pedagogical intervention aims to understand the conceptions of high school students about licit and illicit drugs. In this sense, a lesson plan with the theme "Drugs" was developed from the didactic unit two of the aforementioned author. The study was developed in a school located in the northern part of Manaus, with students from three groups of the third year of high school in the year 2015. The study uses the qualitative approach. As data collection instruments we used the participant observation recorded in the final report of the supervised stage, the application of a questionnaire and the debate held in the fourth moment of the didactic sequence. It was found that 63% of the students have ever had contact in life with any type of drug that is lawful or illegal. The didactic unit proposed by Zabala (1998) made it possible to broaden the development of scientific knowledge about the proposed theme, pointing out the possibility in biology teaching that surpassed the approaches focused on the memory and reproduction of knowledge, but committed to the social formation of individuals.
Palavras-chave: Biologia - ensino
Prevenção - drogas
Consumo - drogas
Sequência didática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: PASSOS, Fernanda Silva dos. O ensino sobre drogas no ensino médio: reflexões e desafios. 2017. 50 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1058
Data do documento: 19-Dez-2017
Aparece nas coleções:Monografia_Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino sobre drogas no ensino médio: reflexões e desafios_Passos_2017.pdfMonografia_Licenciatura em Ciências Biológicas_IFAM-Campus Manaus Centro1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.