Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1058
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Janari Rui Negreiros da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2785071645616428pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Janari Rui Negreiros da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2785071645616428pt_BR
dc.contributor.referee2Enriconi, Adriana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4273322336883518pt_BR
dc.contributor.referee3Magalhães, Ioná Pereira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7895810754559803pt_BR
dc.creatorPassos, Fernanda Silva dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9301215837139796pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-08T19:23:06Z-
dc.date.available2022-11-08-
dc.date.available2022-11-08T19:23:06Z-
dc.date.issued2017-12-19-
dc.identifier.citationPASSOS, Fernanda Silva dos. O ensino sobre drogas no ensino médio: reflexões e desafios. 2017. 50 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1058-
dc.description.abstractThe present study has as its central theme the teaching on drugs in high school, based on the development of a didactic sequence embodied in Antoni Zabala (1998). Therefore, the proposed pedagogical intervention aims to understand the conceptions of high school students about licit and illicit drugs. In this sense, a lesson plan with the theme "Drugs" was developed from the didactic unit two of the aforementioned author. The study was developed in a school located in the northern part of Manaus, with students from three groups of the third year of high school in the year 2015. The study uses the qualitative approach. As data collection instruments we used the participant observation recorded in the final report of the supervised stage, the application of a questionnaire and the debate held in the fourth moment of the didactic sequence. It was found that 63% of the students have ever had contact in life with any type of drug that is lawful or illegal. The didactic unit proposed by Zabala (1998) made it possible to broaden the development of scientific knowledge about the proposed theme, pointing out the possibility in biology teaching that surpassed the approaches focused on the memory and reproduction of knowledge, but committed to the social formation of individuals.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como tema central o ensino sobre as drogas no ensino médio a partir do desenvolvimento de uma sequência didática consubstanciada em Antoni Zabala (1998). Logo, a intervenção didática proposta tem como objetivo compreender as concepções dos estudantes do ensino médio acerca das drogas lícitas e ilícitas. Neste sentido, desenvolveu-se um plano de aula com o tema “Drogas” a partir da unidade didática dois do referido autor. O estudo foi desenvolvido em uma escola localizada na zona norte de Manaus, com alunos de três turmas do 3º ano do ensino médio no ano de 2015. O estudo utiliza-se da abordagem qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se a observação participante registrado no relatório final do estágio supervisionado, a aplicação de um questionário e do debate realizado no quarto momento da sequência didática. Constatou-se que 63% dos alunos já tiveram contato alguma vez na vida com algum tipo de droga seja lícita ou ilícita. A unidade didática proposta por Zabala (1998) possibilitou ampliar o desenvolvimento dos conhecimentos científicos acerca da temática proposta, apontando possibilidade no ensino de biologia que superasse as abordagens com foco na memorização e reprodução de conhecimento, mas comprometida com a formação social dos indivíduos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2022-11-08T19:23:06Z No. of bitstreams: 1 monografia 2017 IFAM - Fernanda Silva dos Passos.pdf: 1384784 bytes, checksum: 8e34a5d86205a6aae2ae5db9e32cc69e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-08T19:23:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 monografia 2017 IFAM - Fernanda Silva dos Passos.pdf: 1384784 bytes, checksum: 8e34a5d86205a6aae2ae5db9e32cc69e (MD5) Previous issue date: 2017-12-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiologia - ensinopt_BR
dc.subjectPrevenção - drogaspt_BR
dc.subjectConsumo - drogaspt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleO ensino sobre drogas no ensino médio: reflexões e desafiospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Monografia_Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino sobre drogas no ensino médio: reflexões e desafios_Passos_2017.pdfMonografia_Licenciatura em Ciências Biológicas_IFAM-Campus Manaus Centro1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.