Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1039
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sentidos atribuídos aos saberes pedagógicos na prática docente e formação de professores de ciências em Manaus
Autor(es): Lopes, Rodrigo Rodrigues de Figueiredo
Primeiro Orientador: Anic, Cinara Calvi
metadata.dc.contributor.referee1: Anic, Cinara Calvi
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Kátia Maria Guimarães
Resumo: O presente estudo tem como objetivo compreender as percepções de professores da Educação Básica a respeito da importância dos conhecimentos pedagógicos necessários à atividade docente. Entendemos que o professor como profissional possui um conjunto de saberes docentes heterogêneos, temporais, situacionais e marcados pela interação com outros seres humanos, como os saberes pedagógicos, disciplinares, curriculares e experienciais. O percurso metodológico ocorreu por meio da pesquisa qualitativa, pois era a abordagem mais adequada para trabalharmos com dados que não são facilmente quantificados, como os valores, crenças, experiências e concepções dos professores. O instrumento metodológico para coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada, pois esse tipo permite um diálogo mais livre com os colaboradores, possibilitando a captação de maior riquezas de informações. Os colaboradores da pesquisa foram 5 professores da Educação Básica. Três professores lecionavam na mesma escola, professores de Biologia, Física e uma professora de Química, enquanto as outras professoras são de mais duas escolas diferentes e ambas lecionam Biologia. Os relatos dos professores foram coletados por meio de um gravador de voz, a fim de preservarmos o máximo possível seus discursos, em seguida, realizamos a transcrição dos relatos e submetemos eles a análise com base na espiral de análise de dados e na análise interpretativa-compreensiva. Ao final da pesquisa, compreendemos que embora para alguns professores seja uma difícil tarefa articular determinados saberes docentes, como os pedagógicos e disciplinares, para outros professores a construção dos saberes foi crucial para o desenvolvimento de práticas e concepções diferenciadas em sala de aula.
Abstract: The present study aims to understand the perceptions of Basic Education teachers regarding the importance of the pedagogical knowledge necessary for the teaching activity. We understand that the teacher as a professional has a set of heterogeneous, temporal, situational teacher knowledge and marked by interaction with other human beings, such as pedagogical, disciplinary, curricular and experiential knowledge. The methodological trajectory occurred through qualitative research, since it was the most appropriate approach to work with data that are not easily quantified, such as values, beliefs, experiences and conceptions of teachers. The methodological tool for data collection was the semi-structured interview, since this type allows a freer dialogue with the collaborators, enabling the capture of more information riches. The research collaborators were 5 Basic Education teachers. Three professors taught in the same school, professors of Biology, Physics and a professor of Chemistry, while the other teachers are from two different schools and both teach Biology. The teachers' reports were collected through a voice recorder in order to preserve their speeches as much as possible, then we transcribed the reports and submitted them to the analysis based on the data analysis spiral and the interpretative- Comprehensive. At the end of the research, we understand that although for some teachers it is a difficult task to articulate certain teaching knowledge, such as pedagogical and disciplinary, for other teachers the influence of knowledge was crucial for the development of practices and conceptions differentiated in the classroom.
Palavras-chave: Saberes docentes
Articulação de saberes
Técnicas de ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: LOPES, Rodrigo Rodrigues de Figueiredo. Sentidos atribuídos aos saberes pedagógicos na prática docente e formação de professores de ciências em Manaus. 2017. 74 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1039
Data do documento: 14-Fev-2017
Aparece nas coleções:Monografia_Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sentidos atribuídos aos saberes pedagógicos na prática docente e formação de professores de ciências em Manaus_Lopes_2017.pdfMonografia_Licenciatura em Ciências Biológicas_IFAM-Campus Manaus Centro604,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.