Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1018
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uso de blog para o ensino de micologia da Amazônia
Autor(es): Travassos, Ana Graziela Gomes
Primeiro Orientador: Lucena, Juliana Mesquita Vidal Martinez de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Paes, Lucilene da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Lucena, Juliana Mesquita Vidal Martinez de
metadata.dc.contributor.referee2: Paes, Lucilene da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Adriano Teixeira de
metadata.dc.contributor.referee4: Pessoa, Felipe Barbosa
Resumo: O ensino de conteúdos de microbiologia na educação básica, incluindo a temática dos fungos, pode obter maior atenção dos estudantes se for desenvolvido de forma contextualizada. Os conhecimentos sobre fungos da Amazônia vem sendo pouco discutidos no ambiente escolar, e não se encontram representados nos livros didáticos. Este trabalho propõe a criação de um blog como recurso didático para o ensino de micologia com conteúdos produzidos pelas pesquisas realizadas na Amazônia. Para tanto, foi realizado um levantamento de literatura sobre o uso de recursos virtuais e blogs no ensino, bem como dos conteúdos utilizados para criar o blog Fungos da Amazônia. Neste relato, é discutida a relevância dos conteúdos de micologia da Amazônia na formação do indivíduo. O produto final foi desenvolvido a partir de uma ferramenta do Google chamada Blogger, onde o Blogueiro (pessoa responsável pela edição) pode acessar remotamente e editar seus conteúdos sempre que quiser, bem como interagir com seus usuários por meio da janela de comentários. O blog Fungos da Amazônia está disponível on-line reunindo várias referências de monografias, dissertações, teses e artigos científicos em língua portuguesa e de acesso gratuito sobre fungos. São resultados de pesquisas científicas realizadas no cenário Amazônico ou com amostras coletadas na região. Espera-se com ele, contribuir para avançarmos na difusão do conhecimento sobre esses seres vivos, conquistar a atenção dos estudantes para essa área de estudo, bem como, indiretamente, auxiliar na conservação da biodiversidade.
Abstract: The teaching of microbiology contents in basic education, including the fungus thematic, can get more attention from students if developed in a contextualized way. The knowledge about Amazonian fungi has been little discussed in the school environment, and is not represented in textbooks. This work proposes the creation of a blog as didactic resource for the teaching of mycology with contents produced by the researches carried out in the Amazon. For that, a literature survey was conducted on the use of virtual resources and blogs in teaching, as well as the content used to create the Amazon Fungus blog. In this report, the relevance of the mycology contents of the Amazon in the formation of the individual is discussed. The final product was developed from a Google tool called Blogger, where Blogger (person responsible for editing) can remotely access and edit your content whenever you want, as well as interact with your users through the comments window. The Fungi of the Amazon blog is available online by bringing together various references of monographs, dissertations, theses and scientific articles in Portuguese and free access to fungi. They are the results of scientific research carried out in the Amazon scenary or with samples collected in the region. It is hoped that it will contribute to advancing the diffusion of knowledge about these living beings, gaining students' attention to this area of study, and, indirectly, helping to conserve biodiversity.
Palavras-chave: Biologia
Fungos - Amazônia
Recursos virtuais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: TRAVASSOS, Ana Graziela Gomes. Uso de blog para o ensino de micologia da Amazônia. 2019. 47 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1018
Data do documento: 19-Jun-2019
Aparece nas coleções:Monografia_Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso de blog para o ensino de micologia da Amazônia_Travassos_2019.pdfMonografia_Licenciatura em Ciências Biológicas_IFAM-Campus Manaus Centro699,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.