Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1016
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estratégias educativas para o processo de ensino e aprendizagem de parasitologia: uma experiência com alunos do primeiro ano do ensino médio
Autor(es): Nascimento, Marcela Souza do
Primeiro Orientador: Enriconi, Adriana
metadata.dc.contributor.referee1: Enriconi, Adriana
metadata.dc.contributor.referee2: Vale, Adriana Carla Oliveira de Morais
metadata.dc.contributor.referee3: Ferreira, Danielle Cristina Oliveira
Resumo: A parasitologia é um ramo de estudo de grande relevância para a sociedade, em especial no campo educacional e da saúde. Entretanto na educação básica é ensinada transversalmente, sempre atrelada de forma secundária a outros assuntos como por exemplo: saneamento básico. Todavia é um assunto que precisa ser mais explorado e contextualizado de forma integrada, uma vez que pode ser usado como uma ferramenta para a prevenção e a manutenção da saúde. Nesse sentido, é que emerge a importância da criação de alternativas didáticas novas que visem facilitar o processo de ensino-aprendizagem em parasitologia. Portanto, destaca-se a sequência didática (SD), que por sua vez, é um conjunto de atividades organizadas e articuladas entre si para trabalhar um determinado assunto por etapas e/ou atividades a fim de melhorar o processo de ensino/aprendizagem dos educandos. Este estudo teve como objetivo avaliar ferramentas didáticas de natureza lúdica a fim de conduzir alunos do 1º ano do ensino médio nos processos de construção e apropriação de conhecimentos sobre parasitologia. A metodologia escolhida abrangeu uma pesquisa bibliográfica, exploratória, de natureza aplicada e de abordagem quali-quantitativa. A sequência didática (SD) desenvolvida para este estudo foi composta por quatro momentos: Momento I – Sensibilização e levantamento inicial (questionário inicial e aula expositiva); Momento II – Problematização (Mapa mental); Momento III – Organização do conhecimento e desenvolvimento (Quiz e aula prática no laboratório) e Momento IV – Síntese e finalização (História em quadrinhos e questionário final). Por conseguinte, a sequência didática relatada demonstrou ser uma alternativa viável, pois as etapas seguidas foram bem recebidas pelos alunos, e com participação ativa de todos os envolvidos, denotando ser uma ferramenta pedagógica que pode ser utilizada como promotora da educação em saúde, em especial no que tange o ensino de parasitologia.
Abstract: Parasitology is a branch of study of great relevance to society, especially in the field of education and health, but in basic education. It is taught transversally, always linked secondary to other subjects such as basic sanitation. However, it is a subject that needs to be further explored and contextualized in an integrated way, and that can be used as a tool for prevention and maintenance of health. In this sense, it is the emergence of the importance of creating new didactic alternatives that aim to facilitate the teaching-learning process in parasitology. Therefore, the didactic sequence (SD) is highlighted, which in turn is a set of activities organized and articulated with each other to work a particular subject in stages and / or activities in order to improve the teaching / learning process of learners . This study aimed to evaluate didactic tools of a playful nature in order to lead students of the 1st year of high school in the processes of construction and appropriation of knowledge about parasitology. The chosen methodology included a bibliographical, exploratory, applied nature and qualitative-quantitative approach. The didactic sequence (SD) developed for this study was composed of four moments: Moment I - Awareness raising and initial survey (initial questionnaire and expository class); Moment II - Problematization (Mind Map); Moment III - Organization of knowledge and development (Quiz and practical class in the laboratory) and Moment IV - Synthesis and finalization (Comic book and final questionnaire). Therefore, the didactic sequence reported proved to be a viable alternative, since the steps followed were well received by the students, and with active participation of all involved, denoting being a pedagogical tool that can be used as a promoter of health education, especially in what concerns the teaching of parasitology.
Palavras-chave: Biologia - ensino
Parasitologia
Sequência didática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: NASCIMENTO, Marcela Souza do. Estratégias educativas para o processo de ensino e aprendizagem de parasitologia: uma experiência com alunos do primeiro ano do ensino médio. 2019. 57 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1016
Data do documento: 21-Jun-2019
Aparece nas coleções:Monografia_Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estratégias educativas para o processo de ensino e aprendizagem de parasitologia: uma experiência com alunos do primeiro ano do ensino médio_Nascimento_2019.pdfMonografia_Licenciatura em Ciências Biológicas_IFAM-Campus Manaus Centro2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.