Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1010
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As facetas da inteligência: o desenvolvimento das habilidades intelectuais pela prática do roleplaying game com base na teoria das inteligências múltiplas
Autor(es): Rodrigues, Madson Rafael Souza
Primeiro Orientador: Lira, Wallace
metadata.dc.contributor.referee1: Lira, Wallace
metadata.dc.contributor.referee2: Vale, Adriana Carla Oliveira de Morais
metadata.dc.contributor.referee3: Ferreira, Danielle Cristina Oliveira
Resumo: Inteligência é um termo complexo que não pode ser subestimado ou abandonado aos fatores mecânicos do cotidiano. Deve ser percebido como parte de uma reflexão constante do seu significado e aperfeiçoamento no que tange as práticas normativas e não formais da aprendizagem. Uma possibilidade de integrar estes fatores requer que em seu entendimento seja realizada uma síntese de seus conceitos em diversas visões da Ciência e uni-la à uma abordagem que não necessite da normatização como única trilha de aperfeiçoamento. Esta forma pode ser a determinação da relação entre o roleplaying game, uma prática social e criativa já utilizada como recurso atrativo do ensino que pode ser associada à uma diferente maneira de enxergar a inteligência, neste caso, aos olhos da teoria de Howard Gardner. A inteligência linguística foi escolhida dentre as várias que o teórico apresenta veio da aplicação de um questionário em grupos de jogadores de RPG que conteve 160 respostas. Estes indivíduos apresentaram suas potencialidades e os elementos desenvolvedores das inteligências que foram comparados dentro de uma perspectiva dentro da teoria Gerativa de Noam Chomsky que se assemelha ao pensamento de Gardner por assumir que as capacidades inatas são desenvolvidas ao longo de toda a vida de um indivíduo tendo aspectos biológicos, sociais e culturas como influências principais. Foram comparadas as unidades Competência pelas visões de Chomsky ao par de seus desempenhos junto às habilidades necessárias, por fim, as competências pela Base Nacional Comum Curricular para fins de comparação.
Abstract: Intelligence is a complex term that cannot be underestimated or abandoned to the mechanical factors of everyday life. It should be perceived as part of a constant reflection of its meaning and improvement regarding normative and non-formal learning practices. A possibility of integrating these factors requires that in their understanding a synthesis of their concepts be made in various views of Science and unite it with an approach that does not require standardization as the only path of improvement. This form may be the determination of the relationship between roleplaying game, a social and creative practice already used as an attractive teaching resource that can be associated with a different way of seeing intelligence, in this case, in the eyes of Howard Gardner's theory. Linguistic intelligence was chosen from several that the theorist presents came from the application of a questionnaire in groups of RPG players that contained 160 answers. These individuals presented their potentialities and the intelligence-developing elements that were compared from a perspective within Noam Chomsky's Generative theory that resembles Gardner's thinking in assuming that innate capacities are developed throughout an individual's life. biological, social and cultural aspects as major influences. The units Competence by Chomsky's visions were compared alongside their performances along with the necessary skills, finally, the competences by the Common National Curriculum Base for comparison purposes
Palavras-chave: Biologia - ensino
Inteligência múltipla
Teoria gerativa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: RODRIGUES, Madson Rafael Souza. As facetas da inteligência: o desenvolvimento das habilidades intelectuais pela prática do roleplaying game com base na teoria das inteligências múltiplas. 2019. 62 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1010
Data do documento: 19-Dez-2019
Aparece nas coleções:Monografia_Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As facetas da inteligência: o desenvolvimento das habilidades intelectuais pela prática do roleplaying game com base na teoria das inteligências múltiplas_Rodrigues_2019.pdfMonografia_Licenciatura em Ciências Biológicas_IFAM-Campus Manaus Centro1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.