Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1007
metadata.dc.type: Outro
Title: Plano pedagógico para coordenadores de cursos: práxis educativa na Educação Profissional e Tecnológica
metadata.dc.creator: Souza, Pedro Santarém de
Silva, Josiani Mendes
metadata.dc.description.resumo: A proposta deste produto educacional é um Plano Pedagógico considerando as principais atividades para orientar a práxis educativa frente aos desafios da coordenação de cursos, sendo resultado do trabalho de pesquisa referente à Coordenação de Curso na Educação Profissional e Tecnica de Nível Médio (EPTNM). Ademais, este material educativo contempla um escopo de ações educativas relacionadas ao assessoramento técnico-pedagógico da equipe multiprofissional de coordenadores que operam cursos em diversos eixos tecnológicos na oferta de cursos nos municípios do interior do Amazonas, por consequência, nosso propósito é favorecer o trabalho pedagógico do coordenador de cursos, especialmente nas ações de planejamento, execução, análise de resultados educacionais e melhoria do processo de ensino e aprendizagem. O produto educacional visa contribuir com o saber-fazer do coordenador de cursos, tendo como fio condutor a reflexão sobre sua práxis educativa e a necessidade constante de estudo e aprofundamento das bases teóricas, cientificas e metodológicas da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), desse modo, o material apresenta um plano para organização das atividades técnico-pedagógicas, com base no trabalho desenvolvido pela equipe multiprofissional no âmbito do setor de Coordenação de Formação Técnica (Fortec) do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Logo, o Plano Pedagógico é uma sugestão de estruturação técnico-educativa dialogal, flexível e dialogal estando sempre em construção, nessa acepção, está totalmente aberto a novas ideias, críticas e adequações a necessidades pedagógicas dos coordenadores, também, mobiliza saberes, conhecimentos e práticas que o mundo do trabalho exige. O produto educacional está organizado em quatro dimensões, embasado na metodologia do Ciclo PDCA (Plan – Do – Check – Act) escolar: 1. Plan ( Planejar): Estabelecimento das ações educativas e das expectativas em relação ao processo pedagógico de coordenação de cursos; 2. Do (Fazer): Implementar o plano e processo de coleta de dados para mapeamento e análise do resultado educacional; 3. Check (Checar): Analisar os resultados gerados via indicadores e dados; 4. Act (Agir): Reflexão crítica sobre o fazer educativo, estabelecendo medidas corretivas que voltam à primeira etapa do processo das atividades normativas, assessoramento técnico- pedagógico e coordenação de cursos. O material educativo tem como sustentáculo as premissas da educação omnilateral, da politecnia, e o trabalho concebido como princípio educativo, adequado aos pressupostos da área de ensino, logo, pretende a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica.
Abstract: The proposal of this educational product is a Pedagogical Plan considering the main activities to guide educational praxis in the face of the challenges of course coordination, being the result of the research work related to Course Coordination in Professional and Technological Education of Secondary Level (EPTNM). In addition, this educational material includes a scope of educational actions related to the technical-pedagogical advice of the multiprofessional team of coordinators who operate courses in different technological axes in the offer of courses in the municipalities of the interior of Amazonas, therefore, our purpose is to favor the pedagogical work of the course coordinator, especially in the actions of planning, execution, analysis of educational results and improvement of the teaching and learningprocess. The educational product aims to contribute to the know-how ofthe course coordinator, having as a guideline the reflection on their educational praxis and the constant need to study and deepen the theoretical, scientific and methodological bases of Vocational and Technological Education (EPT), of this In this way, the material presents a plan for the organization of technical-pedagogical activities, based on the work developed by the multiprofessional team within the scope of the Technical Training Coordination sector (Fortec) of the Technological Education Center of Amazonas (Cetam). Therefore, the Pedagogical
Keywords: Plano pedagógico
Coordenação de curso
Práxis educativa
Educação omnilateral
Politecnica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citation: SOUZA, Pedro Santarém de; SILVA, Josiani Mendes. Plano pedagógico para coordenadores de cursos: práxis educativa na Educação Profissional e Tecnológica. 2022. Produto educacional (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1007
Issue Date: 25-May-2022
Appears in Collections:PROFEPT - Produto educacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Plano pedagogico para coordenadores de cursos_Pedro Santarém de Souza.pdfProduto educacional_PROFEPT_IFAM Campus Manaus Centro1,8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.