Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1006
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Cirlande Cabral da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3405754239635541pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Cirlande Cabral da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3405754239635541pt_BR
dc.contributor.referee2Lacerda Júnior, José Cavalcante-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4731128445071858pt_BR
dc.contributor.referee3Siqueira, Thomaz Décio Abdalla-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6975046249673640pt_BR
dc.creatorCampos, Cácia Samira de Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3100022409819250pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-06T19:49:15Z-
dc.date.available2022-10-06-
dc.date.available2022-10-06T19:49:15Z-
dc.date.issued2022-07-14-
dc.identifier.citationCAMPOS, Cácia Samira de Sousa. A importância da educação socioemocional para os discentes no ensino médio integrado do IFPA Campus Itaituba. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1006-
dc.description.abstractThe study addresses the development of socio-emotional education, based on educational processes that meet the socio-emotional needs of students. It aims to understand the importance of socio-emotional education for students in the Integrated High School of the Federal Institute of Education, Science and Technology of the State of Pará (IFPA), Itaituba Campus. The research site was the IFPA Itaituba Campus and the subjects of study were 13 students from technical high school courses. Through a qualitative approach, this study uses the questionnaire, focus group, observation and field diaries as data collection, in order to better understand the phenomenon researched. For data analysis, Discursive Textual Analysis (DTA) was used, which resulted in the metatext entitled “Paths to the practical meanings of school: the phenomenon of socio-emotional education”. The study indicates the phenomenon of socio-emotional education as a need to prepare for life, in view of the practical meanings of the school, which permeate knowledge ranging from the world of work to the appreciation of emotions and much more. The meanings identified lead to the perception of the need for a edagogical approach that contemplates the students in a holistic way, considering their anxieties, difficulties, profiles and real needs. It also highlights the context of Covid-19 pandemic, marked by social and emotional damage, which highlighted the gap in schools related to the lack of assistance and strengthening of mental health. Based on this information, an Educational Product was created in video format, entitled "Socio-emotional education from students’ perspectives", aimed to subsidize the school community on how to work with socio-emotional education in a meaningful way, considering different student contexts. Its purpose is to address the educational action as a broad process, as the academic performance and action in different real-life settings must be understood from a comprehensive perspective, considering, not only instrumental intelligence but also the ability to manage emotions, affections and social relations, in view of the commitment to Integral Human Training.pt_BR
dc.description.resumoO estudo aborda o desenvolvimento da educação socioemocional, a partir de processos educativos que acolham as necessidades socioemocionais dos alunos. Objetiva compreender a importância da educação socioemocional para os discentes no Ensino Médio Integrado do IFPA campus Itaituba. O local da pesquisa foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), campus Itaituba e os sujeitos foram 13 alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Mediante uma abordagem qualitativa, utiliza como coleta de dados o questionário, grupo focal, observação e diários de campo, a fim de compreender melhor o fenômeno investigado. Para a análise dos dados, utiliza a Análise Textual Discursiva (ATD), que forneceu como resultado o metatexto intitulado Caminhos para os sentidos práticos da escola: o fenômeno da educação socioemocional”. O percurso investigativo apresenta a educação socioemocional como uma necessidade de preparo para a vida, tendo em vista os sentidos práticos da escola, os quais permeiam saberes que vão do mundo do trabalho à valorização das emoções, sem se limitar a essas esferas. Os sentidos identificados na análise levam a perceber a necessidade de uma abordagem pedagógica que contemple os discentes de forma holística, tendo em vista seus anseios, dificuldades, perfis e necessidades reais. Evidencia o contexto de pandemia, marcado por danos sociais e emocionais, que sobressaltou a lacuna existente nas escolas relacionada à falta de assistência e fortalecimento da saúde mental. A partir dessas informações, foi elaborado o Produto Educacional em formato de vídeo, com o título “A educação socioemocional sob o olhar dos discentes”, com o objetivo de subsidiar a comunidade escolar sobre como trabalhar a educação socioemocional de forma significativa, considerando os diversos contextos discentes. Sugere pensar na ação educativa como um processo amplo, pois o desempenho acadêmico e a atuação em diferentes contextos da vida real devem ser compreendidos sob uma perspectiva global, considerando além das inteligências de caráter instrumental, a capacidade de manejo das emoções, dos afetos e das relações sociais, tendo em vista o compromisso com a Formação Humana Integral.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2022-10-06T19:49:15Z No. of bitstreams: 1 A importância da educação socioemocional_Cacia_Samira_de_Sousa_Campos.pdf: 25190136 bytes, checksum: 51fb2a9efaed346b81e9b1277afbbdd9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-06T19:49:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A importância da educação socioemocional_Cacia_Samira_de_Sousa_Campos.pdf: 25190136 bytes, checksum: 51fb2a9efaed346b81e9b1277afbbdd9 (MD5) Previous issue date: 2022-07-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação socioemocionalpt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectFormação humana integralpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA importância da educação socioemocional para os discentes no ensino médio integrado do IFPA Campus Itaitubapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PROFEPT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importância da educação socioemocional_Cacia Samira de Sousa Campos.pdfDissertação_PROFEPT_IFAM Campus Manaus Centro24,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.