Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/894
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Márcio Gomes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2363782297790054pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Márcio Gomes da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2363782297790054pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, José Ricardo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3871066069541626pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Petrucio Barrozo da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8125086945391124pt_BR
dc.creatorSousa Filho, Edmilson-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9123942677379511pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-21T20:54:12Z-
dc.date.available2022-06-21-
dc.date.available2022-06-21T20:54:12Z-
dc.date.issued2020-12-15-
dc.identifier.citationSOUSA FILHO, Edmilson. O ensino e aprendizagem de oscilações por meio do software Modellus. 88 f. 2020. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/894-
dc.description.abstractThe present work used the computer simulations that were created using the Modellus software to make a Didactic Transposition of the subject of oscillations and bring it to a practical reality of the student. Also thinking about teacher improvement, we developed a manual to help the teacher himself to create his own simulations in the future. In theoretical and computational assessments, we used the solo taxonomy to categorize students responses, we obtained an improvement in student performance in relation to the content taught and also great support to continue the use of simulations for teaching.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho, utilizou das simulações computacionais que foram criadas por meio do software Modellus para fazer uma Transposição Didática do assunto de oscilações e trazer para uma realidade prática do aluno. Pensando também no aperfeiçoamento do professor, elaboramos um manual para ajudar o próprio docente a criar suas próprias simulações no futuro. Nas avaliações teóricas e computacionais, usamos a taxonomia solo para categorizar as respostas dos alunos, obtivemos uma melhora no desempenho dos alunos com relação ao conteúdo ensinado e também um grande apoio para continuar o uso das simulações para o ensino.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2022-06-21T20:54:11Z No. of bitstreams: 1 dissertação corrigida_edmilson.pdf: 4177527 bytes, checksum: 55a130775461221aabbd07771ae265e6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-21T20:54:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertação corrigida_edmilson.pdf: 4177527 bytes, checksum: 55a130775461221aabbd07771ae265e6 (MD5) Previous issue date: 2020-12-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica - ensinopt_BR
dc.subjectSimulação Computacionalpt_BR
dc.subjectTransposição Didáticapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpt_BR
dc.titleO ensino e aprendizagem de oscilações por meio do software Modelluspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino e aprendizagem de oscilações por meio do software Modellus_Sousa Filho_2020.pdfDissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro4,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.