Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/863
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Azevedo, Rosa Oliveira Marins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3056605003492861pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Rosa Oliveira Marins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3056605003492861pt_BR
dc.contributor.referee2Szatkoski, Elenice-
dc.contributor.referee3Eleutério, Célia Maria Serrão-
dc.creatorMelo, Joice de Lima-
dc.creatorAzevedo, Rosa Oliveira Marins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1060428287185521pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-09T20:16:58Z-
dc.date.available2022-06-09-
dc.date.available2022-06-09T20:16:58Z-
dc.date.issued2022-02-24-
dc.identifier.citationMELO, Joice de Lima; AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins. Formação humana integral de alunos da EPTNM: proposta de ensino pela ABP. 2022. Produto educacional (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/863-
dc.description.abstractThis educational product is a teaching proposal developed from the research conducted in the Professional Master’s Degree in Professional and Technological Education – PROFEPT, resulting from the dissertation entitled “Project-Based Learning (PBL) in the Teaching of Chemistry: performance in the Integral Human Formation of Students of the EPTNM (Higher Secondary Technical-Professional Education)”. It aims to contribute to the integral human formation of students of Higher Secondary Technical-Professional Education. The proposal, developed and evaluated with six students from the Higher Secondary Technical-Professional Education of the Agriculture Course at the IFAM Campus Parintins, is organized, besides the presentation and final considerations, in two parts, as follows: Part I – deals with the theoretical foundation, which concerns the Integral Human Formation and Project-Based Learning; Part II – presents the development of the proposal by Project-Based Learning, composed of five steps, developed in seven scripts. The results of the development of the proposal showed that the PBL acted in the integral human formation of students of the EPTNM in the following aspects: it allowed reflection and action about the community problems; it allowed an attentive look to the environment and environmental culture; it favored the understanding of research as a tool for the construction of scientific knowledge; it allowed the recognition of the need to use technological resources as a tool for the propagation of scientific Knowledge.pt_BR
dc.description.resumoEste produto educacional é uma proposta de ensino desenvolvida a partir da pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT, resultante da dissertação intitulada “Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino de Química: atuação na Formação Humana Integral de Alunos da EPTNM”. Tem por objetivo contribuir para a Formação Humana Integral de alunos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. A proposta, desenvolvida e avaliada com seis alunas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do curso de Agropecuária do IFAM Campus Parintins, está organizada, além da apresentação e das considerações finais, em duas partes, a saber: Parte I - trata da fundamentação teórica, que diz respeito à Formação Humana Integral e à Aprendizagem Baseada em Projetos; Parte II – apresenta o desenvolvimento da proposta pela Aprendizagem Baseada em Projetos, composta por cinco etapas, desenvolvidas em sete roteiros. Os resultados do desenvolvimento da proposta mostraram que a ABP atuou na Formação Humana Integral de alunos da EPTNM nos seguintes aspectos: possibilitou reflexão e ação acerca dos problemas da comunidade; permitiu um olhar atento para o meio ambiente e cultura ambiental; favoreceu o entendimento da pesquisa como ferramenta para a construção dos conhecimentos científicos; permitiu o reconhecimento da necessidade do uso de recursos tecnológicos como ferramenta para a propagação de conhecimento científico.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2022-06-09T20:16:58Z No. of bitstreams: 1 Formação humana e integral dos alunos da EPTNM_Joice de Lima Melo.pdf: 57964386 bytes, checksum: b9d2a27bbb53f284fe14d64aa0aaf6a0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-09T20:16:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Formação humana e integral dos alunos da EPTNM_Joice de Lima Melo.pdf: 57964386 bytes, checksum: b9d2a27bbb53f284fe14d64aa0aaf6a0 (MD5) Previous issue date: 2022-02-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação humana integralpt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em projetospt_BR
dc.subjectRoteirospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleFormação humana integral de alunos da EPTNM: proposta de ensino pela ABPpt_BR
dc.title.alternativeIntegral human formation of EPTNM students: teaching proposal by the ABPpt_BR
dc.typeOutropt_BR
Aparece nas coleções:PROFEPT - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formação humana e integral dos alunos da EPTNM_Joice de Lima Melo_2022.pdfProduto educacional_PROFEPT_IFAM Campus Manaus Centro56,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.