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dc.contributor.advisor1Salmon, Octavio Daniel Rodriguez-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8617565470648034pt_BR
dc.contributor.referee1Salmon, Octavio Daniel Rodriguez-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8617565470648034pt_BR
dc.contributor.referee2Pacobahyba, Josefa Teixeira Mendonça-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0521315770932665-
dc.contributor.referee3Adão Neto, Minos Martins-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6102062332483035-
dc.creatorCerdeira, Débora Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9463200307521293pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-03T18:30:00Z-
dc.date.available2022-06-03-
dc.date.available2022-06-03T18:30:00Z-
dc.date.issued2020-10-27-
dc.identifier.citationCERDEIRA, Débora Silva. Contribuições pedagógicas no ensino de calorimetria e transferência de calor. 145 f. 2020. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/841-
dc.description.abstractThe present work aims to build and evaluate a pedagogical proposal for the Teaching of Physics, which in turn, is based on the development of a didactic sequence for teaching-learning in the study by prior diagnosis of the student's reality. The research under development takes place with 62 high school students of the 2nd grade, in a public school located in the Compensa neighborhood, west of the city of Manaus-AM, with the content of Calorimetry and heat transfer. The role of the teacher is of paramount importance in the education of the student. Motivating you to produce tools necessary for your scientific development. Encourage them to apply knowledge through project activities using new tools. The methodology used is qualitative, this work describes the elaboration and application of Potentially Significant Teaching Units (UEPS), in which it makes possible to create proposals that can contribute to methodologically guide the teacher of basic education, in the conception of Marco Antônio Moreira for the UEPS, which is conducted from the first teacher-student contact, obtaining the characterization of the room and the people who are in it. During the research, the students have guidelines, as support from the teacher to progress the activities. At the end, the purpose of the didactic sequence that aims to apply the didactic sequences, which were to verify the applicability in relation to the available time (of the Physics classes of the year), verification of evidence of conceptual evolution in the students, potential to promote the readiness to learn and the acceptance of the didactic sequence. These aspects were evaluated during the application of the didactic sequence. Starting from the research problem that clarifies the real understanding of the thermal equilibrium process seen microscopically. The results allow us to infer that there was productivity, with about 95% approval for new sequential classes. And the rate of correct answers regarding the test is quite significant, with well-designed conceptual responses. As a result of this work, the educational product originated, which classifies four didactic sequences organized and based on the philosophy of epistemological diagrams, all aimed at understanding the microscopic process of agitating particles, through thermal equilibrium.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo construir e avaliar uma proposta pedagógica para o Ensino de Física, que por sua vez, está fundamentada no desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino-aprendizagem no estudo por diagnóstico prévio da realidade do aluno. A pesquisa em desenvolvimento ocorre com 62 alunos do Ensino Médio da 2º série, em uma Escola da rede pública situada no bairro da Compensa, zona oeste da cidade de Manaus-AM, com o conteúdo de Calorimetria e transferência de calor. Destaca-se o papel do professor que é de suma importância na formação do aluno. Motivando-o a produzir ferramentas necessárias para seu desenvolvimento científico. Conduzi-los a aplicarem o conhecimento através de atividades com uso de novas ferramentas. A metodologia utilizada é qualitativa, este trabalho descreve a elaboração e aplicação de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS),no qual possibilita criar propostas que possam contribuir para orientar metodologicamente o professor do ensino básico, na concepção de Marco Antônio Moreira para as UEPS, o qual se conduz a partir do primeiro contato professor-aluno, obtendo a caracterização da sala e das pessoas que nela estão. No suceder da pesquisa, os alunos têm orientações, como suporte do professor para progressão das atividades. Portanto destaca-se o propósito da sequência didática que tem por finalidade a aplicação das sequências didáticas, ai quais foram para verificar a aplicabilidade com relação ao tempo disponível (das aulas de Física do ano), verificação de indício de evolução conceitual nos alunos, potencial de promover a pré-disposição em aprender e a aceitação da sequência didática. Essas referências foram avaliadas no decorrer da aplicação da sequência didática. Partindo do problema de pesquisa que esclarece a real compreensão do processo de equilibrarão térmica vista microscopicamente. Os resultados permitem inferir que houve produtividade, sendo que foram constatados cerca de 95% de aprovação para novas aulas sequenciais. E o índice de acertos referente ao teste bastante significativo, com respostas conceituais bem elaboradas. Como resultado desse trabalho originou-se o produto educacional que classifica quatro sequencias didáticas organizadas e fundamentadas na filosofia de diagramas epistemológicos todas voltadas para a compreensão do processo microscópico da agitação das partículas, mediante o equilíbrio térmico.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2022-06-03T18:30:00Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇAO_Debora_Segunda_Correção (1) (1).pdf: 4140203 bytes, checksum: 1315279d2392d745497d9ee07453523d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-03T18:30:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇAO_Debora_Segunda_Correção (1) (1).pdf: 4140203 bytes, checksum: 1315279d2392d745497d9ee07453523d (MD5) Previous issue date: 2020-10-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica - ensinopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectCalorimetriapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpt_BR
dc.titleContribuições pedagógicas no ensino de calorimetria e transferência de calorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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Contribuições pedagógicas no ensino de calorimetria e transferência de calor_Cerdeira_2020.pdfDissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro4,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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