Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/833
Tipo: Dissertação
Título: O uso de sequências didáticas investigativas como proposta para o estudo do conceito de velocidade em uma escola pública de Manaus
Autor(es): Souza, Everson Apolinário de
Primeiro Orientador: Adão Neto, Minos Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Adão Neto, Minos Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Hirsch, Luciana Rocha
metadata.dc.contributor.referee3: Azevedo, José Roberto Viana
Resumo: O desenvolvimento das concepções alternativas no sentido do saber científico é uma evolução gradativa e extensa. A razão para isso é que tais ideias são harmoniosas, globais, obstinadas e sólidas (PINTÓ, et al., 1996). Diversos pesquisadores têm salientado as colaborações do uso dessas atividades para o desenvolvimento conceitual (AZEVEDO, 2006; CARVALHO, 2013; BORGES, 2002). Realizou-se neste trabalho um estudo acerca das colaborações dessas atividades para o desenvolvimento do conceito de velocidade. Realizou-se este estudo no primeiro semestre de 2018 com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio que haviam passado pelo estudo do conteúdo de cinemática. A maior parte deles evidenciou concepção alternativa, o que comprova que essa maneira de saber pode ocorrer mesmo depois da educação formal. Realizaram-se três atividades que puseram os estudantes frente a diversos eventos no intuito de gerar conflito cognitivo (CARVALHO, 1992). Foram recolhidos os produtos escritos dos estudantes e analisados usando-se como norte a análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Foi demonstrado que as atividade investigativas executadas são uma excelente opção às aulas clássicas de laboratório e apresentaram potencialidade na promoção do desenvolvimento das concepções alternativas.
Abstract: The development of alternative conceptions in the sense of scientific knowledge is a gradual and extensive evolution. The reason for this is that such ideas are harmonious, global, stubborn, and solid (PINTÓ, et al., 1996). Several researchers have emphasized the collaborations of the use of these activities for the conceptual development (AZEVEDO, 2006; CARVALHO, 2013; BORGES, 2002). A study was carried out on the collaborations of these activities for the development of the concept of speed. This study was carried out in the first semester of 2018 with students of the first year of High School who had already studied the content of kinematics. Most of them showed alternative conception, which proves that this way of knowing can occur even after formal education. Three activities were carried out that put the students in front of several events in order to generate cognitive conflict (CARVALHO, 1992). The students' written products were collected and analyzed using the content analysis as a guide (BARDIN, 1977). It was demonstrated that the investigative activities performed are an excellent option to the classic laboratory classes and presented potential in the promotion of the development of the alternative conceptions.
Palavras-chave: Física - ensino
Sequências Didáticas Investigativas
Velocidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Citação: SOUZA, Everson Apolinário de. O uso de sequências didáticas investigativas como proposta para o estudo do conceito de velocidade em uma escola pública de Manaus. 130 f. 2018.Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/833
Data do documento: 20-Ago-2018
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso de sequências didáticas investigativas como proposta para o estudo do conceito de velocidade em uma escola pública de Manaus_Souza_2018.pdfDissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro2,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.