Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/830
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Anglada-Rivera, José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5724564590431920pt_BR
dc.contributor.referee1Anglada-Rivera, José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5724564590431920pt_BR
dc.contributor.referee2Amazonas, Márcio Andrei de Souza-
dc.contributor.referee3Perez, Silvana-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3585326481456738pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/578pt_BR
dc.creatorFarias, Fabrício de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6265424660011447pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-26T16:47:46Z-
dc.date.available2022-05-26-
dc.date.available2022-05-26T16:47:46Z-
dc.date.issued2016-02-05-
dc.identifier.citationFARIAS, Fabricio de Oliveira. O uso do programa Scratch na abordagem dos conceitos iniciais de cinemática para alunos do 1º ano do ensino médio. 2016. 48 f. Produto educacional (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/830-
dc.description.resumoNeste trabalho apresentamos um estudo sobre o uso das animações em atividades didáticas no ensino de física, referentes aos conceitos iniciais de cinemática. O objetivo desta pesquisa é aplicar os conceitos iniciais de cinemática que é estudado no 1º ano do ensino médio de forma mais dinâmica, contextualizada e com auxilio de um software, porém com a participação dos alunos, de modo a tornar o aprendizado potencializado. O programa Scratch será o recurso tecnológico (Software) usado para intermediar o ensino dos conceitos iniciais de cinemática e tornar a aprendizagem mais promissora. As atividades propostas nessa pesquisa são baseadas na teoria construtivista de Jerome Bruner que leva em consideração o ensino por descoberta e a proposta de um currículo em formato espiral, na qual o conteúdo é proposto de forma superficial e aprofundado de acordo com o aprendizado do aluno. Os participantes são doze alunos de uma turma do 1º ano do ensino médio do curso de eletrotécnica em dependência pertencente ao Instituto Federal do Amazonas, campus Manaus-Centro. Os instrumentos de coleta de dados dessa pesquisa foram um pré teste, duas listas de exercícios conforme o roteiro da aula, um pós teste e dois questionários didático-metodológico. As conclusões obtidas a partir da visão dos estudantes apontam que o estudo dos conceitos iniciais de cinemática, utilizando as animações e os conceitos físicos pré-definidos: (i) aproximaram os conhecimentos teóricos da Física com o cotidiano, favorecendo a aprendizagem, (ii) proporcionaram conexões entre as situações-problema apresentadas nas animações e os conteúdos físicos por meio da interatividade, (iii) despertaram o prazer pela aprendizagem, e, (iv) tiveram caráter inovador, tornando as aulas de Física interessantes e diferentes das aulas tradicionais. Ressalta-se que a grande maioria dos estudantes consideraram proveitosas as aulas com esta abordagem, e que as dificuldades conceituais diminuíram intensamente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2022-05-26T16:47:45Z No. of bitstreams: 1 Produto Educacional - O uso do programa scratch na abordagem dos conceitos iniciais de cinemática para alunos do 1º ano do ensino médio-135-182 (1).pdf: 1175293 bytes, checksum: b07fea989942c1fceeb77550432425fb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-26T16:47:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Produto Educacional - O uso do programa scratch na abordagem dos conceitos iniciais de cinemática para alunos do 1º ano do ensino médio-135-182 (1).pdf: 1175293 bytes, checksum: b07fea989942c1fceeb77550432425fb (MD5) Previous issue date: 2016-02-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica - ensinopt_BR
dc.subjectCinemáticapt_BR
dc.subjectScratchpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpt_BR
dc.titleO uso do programa Scratch na abordagem dos conceitos iniciais de cinemática para alunos do 1º ano do ensino médiopt_BR
dc.typeOutropt_BR
Aparece nas coleções:MNPEF - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso do programa Scratch na abordagem dos conceitos iniciais de cinemática para alunos do 1º ano do ensino médio_Farias_2016.pdfProduto educacional - MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.