Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/819
Tipo: Dissertação
Título: Contextualização da quantidade de movimento através de oficinas pedagógicas
Autor(es): Carvalho, Priscila Tibúrcio de
Primeiro Orientador: Salmon, Octavio Daniel Rodriguez
metadata.dc.contributor.referee1: Salmon, Octavio Daniel Rodriguez
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Ijanilio Gabriel de
metadata.dc.contributor.referee3: Padilha, Igor Tavares
Resumo: Esta dissertação foi desenvolvida com o objetivo de contextualizar o tema quantidade de movimento através de oficinas pedagógicas (com o uso de atividades experimentais), elaborando e propondo uma sequência de atividades práticas que possibilite a participação ativa do aluno no processo de ensino e aprendizagem. A estratégia didática utilizada visa a coleta de dados através de questionários, atividades experimentais e a interação dos alunos com o professor que auxilia na construção do conhecimento. As práticas realizadas durante a oficina pedagógica apresentam uma abordagem qualitativa tendo como fundamento a teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel que permite observar o modo de pensar dos alunos e uma abordagem quantitativa utilizando dados numéricos confiando em índices objetivos para a formação e construção do conhecimento.
Abstract: This dissertation was developed with the objective of contextualizing the theme of movement through pedagogical workshops (using experimental activities), elaborating and proposing a sequence of practical activities that enable the student's active participation in the teaching and learning process. The didactic strategy used aims to collect data through questionnaires, experimental activities and the interaction of students with the teacher who helps in the construction of knowledge. The practices carried out during the pedagogical workshop have a qualitative approach based on Ausubel's Theory of Meaningful Learning that allows observing the students' way of thinking and a quantitative approach using numerical data, relying on objective indices for the formation and construction of knowledge.
Palavras-chave: Física - ensino
Oficinas pedagógicas
Física - práticas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Citação: CARVALHO. Priscila Tibúrcio de. Contextualização da quantidade de movimento através de oficinas pedagógicas. 114 f. 2021. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/819
Data do documento: 17-Set-2021
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contextualização da quantidade de movimento através de oficinas pedagógicas_Carvalho_2021.pdfDissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro2,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.