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http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/819
Tipo: | Dissertação |
Título: | Contextualização da quantidade de movimento através de oficinas pedagógicas |
Autor(es): | Carvalho, Priscila Tibúrcio de |
Primeiro Orientador: | Salmon, Octavio Daniel Rodriguez |
metadata.dc.contributor.referee1: | Salmon, Octavio Daniel Rodriguez |
metadata.dc.contributor.referee2: | Araújo, Ijanilio Gabriel de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Padilha, Igor Tavares |
Resumo: | Esta dissertação foi desenvolvida com o objetivo de contextualizar o tema quantidade de movimento através de oficinas pedagógicas (com o uso de atividades experimentais), elaborando e propondo uma sequência de atividades práticas que possibilite a participação ativa do aluno no processo de ensino e aprendizagem. A estratégia didática utilizada visa a coleta de dados através de questionários, atividades experimentais e a interação dos alunos com o professor que auxilia na construção do conhecimento. As práticas realizadas durante a oficina pedagógica apresentam uma abordagem qualitativa tendo como fundamento a teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel que permite observar o modo de pensar dos alunos e uma abordagem quantitativa utilizando dados numéricos confiando em índices objetivos para a formação e construção do conhecimento. |
Abstract: | This dissertation was developed with the objective of contextualizing the theme of movement through pedagogical workshops (using experimental activities), elaborating and proposing a sequence of practical activities that enable the student's active participation in the teaching and learning process. The didactic strategy used aims to collect data through questionnaires, experimental activities and the interaction of students with the teacher who helps in the construction of knowledge. The practices carried out during the pedagogical workshop have a qualitative approach based on Ausubel's Theory of Meaningful Learning that allows observing the students' way of thinking and a quantitative approach using numerical data, relying on objective indices for the formation and construction of knowledge. |
Palavras-chave: | Física - ensino Oficinas pedagógicas Física - práticas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF) |
Citação: | CARVALHO. Priscila Tibúrcio de. Contextualização da quantidade de movimento através de oficinas pedagógicas. 114 f. 2021. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/819 |
Data do documento: | 17-Set-2021 |
Aparece nas coleções: | MNPEF - Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Contextualização da quantidade de movimento através de oficinas pedagógicas_Carvalho_2021.pdf | Dissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro | 2,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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